O Setembro Amarelo é dedicado a prevenção ao suicídio
O movimento conhecido como Setembro Amarelo objetiva conscientizar a população sobre suicídio e consequentemente diminuir ou até mesmo zerar o número de casos. O Setembro Amarelo começou com a história do estadunidense Mike Emme que no ano de 1994 cometeu suicídio com apenas 17 anos. No funeral, familiares e amigos, fizeram uma cesta com cartões e fitas amarelas que carregavam a mensagem “Se precisar, peça ajuda”. Esta simples atitude mas feita com muito carinho ficou famosa e estendeu-se para o país. Desde então a cor amarela foi usada para simbolizar a campanha.
Em nosso país a ação foi adotada em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria). Essas entidades realizam ações que buscam dar visibilidade ao assunto e mostrar que sempre há uma luz no fim do túnel.
Fique atento aos sinais
A intenção suicida pode surgir por conta dos mais diversos motivos e, geralmente, a pessoa apresenta alguns sinais que mostram que ela precisa de ajuda para superar o momento difícil que está vivendo. Confira alguns desses sinais:
* Mostrar tristeza excessiva e isolamento
Quando a pessoa sente uma tristeza profunda frequentemente e não quer mais fazer coisas que antes gostava de fazer pode ser um sinal de depressão. Essa doença é uma das principais causas do suicídio.Para a pessoa que está passando por este problema é difícil identificar que está com depressão, mas é importante procurar ajuda psicológica o quanto antes.
* Perda de interesse em atividades prazerosas
É recorrente que as pessoas com intenções suicidas evitem situações que possam ser prazerosas, como por exemplo, dançar, sair com amigos, escutar música e entre outras coisas. O pensamento de que a vida não vale mais a pena é tão forte que impede a pessoa de focar a sua atenção em outra coisa
* Isolamento Social
As pessoas que estão passando por problemas emocionais tendem a se afastar de seus círculos sociais o que contribui ainda mais para pensamento negativos. Por este motivo que a ausência frequente de um ente querido deve ser investigada e se for o caso, oferecer auxilio para a pessoa.
Sobre o SindsegSC
O Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização no Estado de Santa Catarina (SindsegSC) congrega as principais empresas que compõem o setor de seguros catarinense. Como entidade líder, contribui para o desenvolvimento econômico do estado e do sistema de seguros privados, representa suas associadas e dissemina a cultura do seguro, colaborando para o progresso de Santa Catarina. O Sindicato para gestão 2022/2025 é presidido por Luciano Vicente da Silveira.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>