Seguro de Joias, Relógios e Objetos de Luxo já é uma Realidade no Brasil
Visando atender um seleto grupo de pessoas, algumas seguradoras operam com uma modalidade de seguro que permite que os seus bens, além de casas e carros, estejam em total segurança, tendo em vista que nem todas as pessoas preferem guardar as suas joias, relógios e objetos de luxo em cofres de bancos.
Gostaria de destacar a seguir alguns dos benefícios em contratar o seguro exclusivo para joias, relógios e objetos de luxo disponíveis no mercado brasileiro.
É comum depararmos com pessoas optando em segurar tudo que está dentro da sua casa em apenas um seguro, o tradicional Seguro Residencial. No entanto, valendo destacar que o Seguro Residencial cobre itens mais direcionados às residências, tais como incêndio, queda de raio, danos a terceiros, responsabilidade civil e familiar, quebra de vidros e espelhos, assistência 24 horas, etc.
Os itens identificados e presentes no interior do imóvel, com valores diferenciados, como joias, relógios e objetos de luxo não são cotados e nem garantidos em uma apólice tradicional de Seguro Residencial.
Por esse motivo, a contratação de um seguro de joias, relógios e objetos de luxo são tratados de forma personalizada. Sabe-se que cada seguradora tem o seu sistema de trabalhar e que cada contrato de seguro é um contrato diferente.
Destaco algumas características e vantagens do Seguro de Joias, Relógios e Objetos de Luxo.
Geralmente, para as garantias contempladas nas cláusulas de roubo e furto de joias e relógios, os valores de cada peça são cotados de forma bastante técnica e profissional para se ter uma noção de quanto vale cada peça a ser segurada.
Questionado a respeito do que o proponente, o futuro cliente, precisa para contratar o seguro de joias e relógios, destaco os principais itens: a-) Comprovante da receita original de aquisição: Se o recibo original estiver disponível, é útil compartilhar com a seguradora; b-) Certificados de autenticidade: Não só as joias e relógios precisarão dos certificados para serem segurados. Tipos específicos de pedras preciosas, incluindo diamantes, devem vir com certificados de autenticidade para garantir que a qualidade seja alta e que as pedras sejam reais e; c-) Avaliação dos bens a serem segurados: Este é um dos itens mais importante que o proponente precisa para garantir o seguro de joias e relógios. Joalheiros e relojoeiros conhecidos e de confiança são convidados para avaliarem as peças e comprovarem a autenticidade e o valor de cada um dos itens.
Como as condições contratuais variam entre as seguradoras que operam neste ramo, podemos deparar com cláusulas diferenciadas para as garantias de obras de arte, joias, relógios e demais objetos de luxo que são avaliados com valores que ultrapassam alguns R$ milhões, e em caso de possível sinistro de roubo poderão não ter o seu valor total ressarcido diante de possíveis limitações de garantias contidas em determinadas cláusulas contratuais.
Para maiores informações a respeito do produto, garantias, coberturas, clausulas contratuais e custo do seguro, aconselhamos que o proponente procure um profissional corretor de seguros para conhecer mais sobre o assunto.
Com referência a sugestão de nomes das seguradoras que fazem o seguro para joias, relógios, obras de arte e demais objetos de luxo, a lista de seguradoras que prestam esse serviço é pequena. Mantenho a minha sugestão para que o proponente, o futuro segurado, consulte um profissional corretor de seguros.
Dorival Alves de Sousa
Advogado, Corretor de Seguros e Diretor do Sincor-DF
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>