Troca na Susep: Governo cumpre com a palavra
A leitura que eu faço da chegada de um nome da corretagem no controle do mercado de seguros tem aspectos bons. Primeiro, que isso já estava desenhado desde antes da saída da superintendente Solange Paiva Vieira. E as recentes votações e movimentos políticos exigiam uma contrapartida. Isso se chama política, porém, não sem controle.
De fato, isto não gerou surpresa - pois "videntes" já haviam anunciado o nome; e nem pode ser vista como uma coisa ruim. Pessoas no governo sempre são transitórias. E nada de demonizar esse ou aquele, pois se trata apenas de gosto ou desgosto. Na política, como exemplo, a praticidade dos acordos são mais contundente que na vida real. Lá, o fio de bigode tem mais valor que o papel assinado, por incrível que possa parecer! E aquele que não cumprir com a palavra perde o governo!
Pois bem, acredito que foi uma conquista para quem tanto almejou a posição icônica e relevante. Mas, objetivamente, tanto anseio dos corretores tem a ver com situações em que a norma errou, especialmente na demonstração por parte do corretor do percentual trabalhado na apólice e no valor da comissão.
Por parte das seguradoras foi um marco histórico, mas não prejudicado pela maior parte das ações da leoa do seguro. De fato, enquanto durou a estratégia da mais técnica gestora da Susep de todos os tempos, a abertura do mercado foi um marco importante e necessário ao conjunto que primava pela Livre Iniciativa. E, entendo que alguns erros tiraram-na de sua cadeira de comandante, mas os principais deles foram a porta fechada em longo período e a cadeira vazia de sua presença em reuniões com mercado.
De qualquer forma, se o atributo técnico-econômico do ministro Paulo Guedes ainda valer alguma coisa no órgão público, a supervisão não deixará enxugar todas as conquistas das duas gestões anteriores. A verdade é que o próprio governo e componentes destes, de carreira, farão o papel de supervisão.
Ademais, o que interessa também é o comportamento do CNSP daqui por diante.
Da melhor das formas, o meu desejo é de sucesso para a nova equipe!
ARMANDO LUÍS FRANCISCO
JORNALISTA E CORRETOR DE SEGUROS
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>