Incêndio e explosão em navio de carga desperta atenção para o seguro de transporte
O navio porta-contêineres X-PRESS PEARL pegou fogo na tarde de 20 de maio, próximo ao Porto de Colombo no Sri Lanka. O navio chegou ao ancoradouro no dia 19 vindo de Hazira, Índia, com 1.486 contêineres a bordo, carregados, entre outras mercadorias, com 25 toneladas de ácido nítrico e outros produtos químicos e cosméticos. Desde o início do incidente, a Marinha do Sri Lanka está coordenando o combate ao incêndio, com auxilo da força aérea e com rebocadores lançando água para resfriar os contêineres e conter o fogo.
Segundo o comunicado à imprensa da Marinha do Sri Lanka, o navio conta com 25 tripulantes, que incluem nacionalidades filipinas, chinesas, indianas e russas. Todos foram retirados, 2 deles foram hospitalizados com ferimentos graves.
Após quatro dias do início do incêndio, vários rebocadores, rebocadores offshore e navios na Marinha continuam em torno do navio e nas operações de combate a incêndios. Com o vazamento de produtos químicos dentro do navio, a intensidade do fogo aumentou e na manhã de hoje (25 de maio), uma explosão abalou ainda mais o navio. De acordo com as últimas fotos e vídeos, o navio está envolto em fogo e fumaça e mostram vários contêineres que caíram no mar flutuando ao redor do navio. Autoridades locais dizem que o combate ao incêndio continua, mas não há muito o que fazer e a preocupação agora é com novas explosões.
A Marinha do Sri Lanka informou que o incêndio começou devido a uma reação química de cargas que estavam sendo transportadas na parte dianteira do navio. Os incêndios em contêineres preocupam a indústria com cargas perigosas declaradas incorretamente, que podem causar graves consequências e às vezes levar semanas para se extinguir.
O X-PRESS PEARL é um navio de carga geral, IMO 9875343, dwt 37000, com capacidade para 2.700 TEU, construído em 2021na China e começou a navegar em fevereiro deste ano sob bandeira Cingapura e operado pela X-PRESS FEEDERS.
A Avaria Grossa (General Average – GA) foi declarada e a empresa SMIT Salvage foi contratada sob Lloyd’s Open Form, sendo nomeado a empresa de Cingapura Marine Claims Office como GA Ajusters. Com GA decretada, as despesas extraordinárias decorrentes dos procedimentos de salvamento serão rateadas proporcionalmente entre o navio (casco) e os proprietários das cargas.
Este é mais um evento que desperta a atenção para a importância do seguro. O seguro de transporte internacional cobre as mercadorias transportadas contra os mais diversos riscos a que estão expostas, tais como acidentes, avarias, operações de carga e descarga, queda, molhadura, incêndio, roubo, extravio, e inclusive as despesas de avaria grossa.
Aparecido Rocha – insurance reviewer
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