QUIVER : Como alavancar as vendas da corretora utilizando a gestão de informações
Você sabe responder se todos os contratos de vendas, comissões e renovações estão inseridos no seu sistema de gestão? Além de cadastradas, essas informações estão corretas? Isso é gestão de informações, que representa um fator importantíssimo para conquistar mais clientes e obter mais lucro. Conheça todos os seus benefícios.
Excelência em informações administradas
Corretoras de seguros lidam com muitos dados. Por isso, trabalhar para que essas informações sejam coletadas e armazenadas corretamente é fundamental. Quando um cliente assina uma apólice, ele confia na empresa. Mas no momento em que há informações erradas, ele coloca esse relacionamento em dúvida.
Além disso, somente com dados verídicos é possível analisar as etapas de vendas e entender qual o posicionamento da corretora no mercado.
Administrar as informações com excelência fará diferença na sua lucratividade.
Imagem: freepik.com (Divulgação)
Fazer mais gastando menos
Meça quanto custa uma venda na sua corretora. Some todas as despesas e divida pela quantidade de documentos, o resultado deve ser a média do valor das apólices. Com esse cálculo você poderá estabelecer métricas para aumentar seu lucro.
Mas lembre-se que aumentar o lucro não é sinônimo de contratar colaboradores, ou de colaborador mais tempo em campo. A estratégia deve ser desenvolver a produtividade da equipe.
Faça uma análise do tempo de trabalho de cada setor. Ao reconhecer o que impede o colaborador de produzir mais, você conseguirá identificar as mudanças necessárias.
Relação do cliente com a corretora
Tradicionalmente, 3 pilares são responsáveis por sustentar uma corretora de seguros: Venda, cliente e pós-venda. A comunicação entre eles acontece através das etapas de comercialização abaixo.
- Cliente ↔ Venda: O setor comercial deve dialogar com o cliente para o preenchimento de formulários, avaliações de risco, vistoria e assinaturas.
- Venda ↔ Pós-venda: A interação entre as áreas é constante para a realização de cotações, documentação e apoio para acelerar o processo de venda.
- Pós-venda ↔ Cliente: O pós-venda atua como uma ponte de comunicação em busca de complementar dados do cliente e presta atendimento em momento de dúvidas.
No entanto, para alcançar excelência em informação, esse modelo de interação é conflitante. Em uma corretora de seguros o mais importante é o cliente. Sempre que solicitado, todas as etapas de trabalho se voltam a ele, gerando atraso em tarefas e na produtividade da equipe.
Portanto, proponho um novo modelo.
Novo modelo proposto
- Cliente ↔ venda
O contato entre vendedor e cliente é o mesmo. O processo de prospecção, avaliação e assinatura não se altera.
- Pós-venda
Neste modelo um colaborador é designado para o atendimento ao cliente. O restante da equipe não deve interromper a sua atividade. O foco é realizar a tarefa de sua responsabilidade. Assim, será possível identificar a produtividade de cada um.
Outra sugestão está na tarefa do vendedor, seu dever é somente vender e atender cliente. Cadastrar propostas e a gestão da informação deve ficar a cargo de outro colaborador, designado apenas à essa atividade.
Essa divisão traz mais visibilidade sobre a atuação específica dos setores. Dando a chance de entender quantos negócios são fechados no dia/mês, onde é necessário contratar e quais são os erros. E gerar produtividade.
Eficiência das tarefas
Diariamente tarefas devem ser cumpridas para o bom funcionamento da empresa. O comum é que cada colaborador seja responsável por uma determinada atividade e a execute até o fim do dia. No entanto, se o responsável por tal demanda falta ao trabalho, o que acontece?
Na sua corretora, essa retomada só é feita quando o colaborador retorna a empresa? Então isso precisa mudar.
Tenha, no mínimo, duas pessoas por função. Uma delas ocupa a posição de líder, capaz de dominar a produtividade do seu setor e ensinar as tarefas ao parceiro de trabalho.
O parceiro tem a função de fazer tudo que o líder faz, mas sem a responsabilidade de gerir. E quando um deles falta, ou outro precisa administrar o restante. Jamais esse trabalho pode parar.
Para mais eficiência do trabalho faça a divisão de tarefas por período:
- No dia
- Cadastros;
- Propostas;
- Emissões;
- Controle de documento;
- Pagamento de parcelas;
- Controle de comissões.
- Na semana (auditoria das tarefas dos dias que passaram)
- Auditorias de documentos não emitidos;
- Auditoria de comissões não recebidas;
- Auditoria de renovações pendentes;
- Auditoria do cumprimento de tarefas diárias.
- No mês
- Verificação de motivos de não renovação;
- Análise de produção;
- Análise de metas;
- Análise de índices de sinistralidade;
- Análise de planejamento financeiro – planejado x realizados.
Gestão de sucesso
Com você pôde ver, para usar as informações inseridas no seu sistema de gestão como instrumento de vendas elas precisam estar corretas. É necessário medir as atividades dos setores, encontrar retrabalhos, identificar trabalhos automatizáveis e controlar a qualidade do atendimento.
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