O legado da Covid-19 para a adoção do Omnichannel
por Michele Liguoro*
O omnichannel, estratégia que consiste na integração de canais físicos e digitais, já era uma tendência em expansão no setor varejista. Entretanto, com a pandemia de Covid-19 propagada no mundo, o consumidor adotou um comportamento digital mais efetivo em decorrência do isolamento social para evitar o contágio ao vírus. Como consequência, muitas empresas tiveram que acelerar suas estratégias digitais para atender à demanda de compras em ambientes on-line.
Mas, engana-se quem pensa que adotar o ominichannel é basicamente investir num e-commerce ou em aplicativos de forma isolada. Pelo contrário, quando uma empresa começa a oferecer mais de um canal de atendimento ao cliente, é necessário também unificar os pontos de contato e dados para que a jornada do cliente (compra ou de relacionamento) seja baseada em uma comunicação integrada.
Passado o momento de adaptação das empresas em tempo recorde para atender de forma on-line os próprios clientes, entramos agora numa nova etapa da Transformação Digital como legado da Covid-19: a omnicanalidade não só para seguir uma estratégia orientada ao cliente, como também modelo de sobrevivência e obrigatoriedade para o negócio.
Os atores principais dessa demanda são os seres humanos, por isso não são só upgrades de sistemas, mas sim uma mudança de cultura que precisa ser trabalhada por toda a empresa para permitir a integração da visão do cliente dentro da organização. Indicadores como hiperpersonalização e customer centric serão determinantes para distinguir companhias que terão sucesso na estratégia de omnicanalidade entre o consumidor e o mercado varejista.
Hoje, a integração de soluções multicanais já não é uma atividade complexa. Para companhias que não nasceram digitais, ou seja, possuem um grande legado do passado, o caminho é fazer um Plano Diretor de Digitalização bem estruturado e embasado, pois com este estudo estará bem mais claro os pontos que devem ser focados para ter uma implementação mais assertiva.
Para empresas que já nasceram digitais, ou seja, sem operações físicas, é menos complexo este tipo de implementação, porém é necessário um estudo de viabilidade para evitar fracassos e perda de posições perante a concorrência.
Para tanto, o coração de uma oferta de omnicanalidade inclui duas partes importantíssimas: extensas capacidades, ferramentas e referências em projetos de integração de sistemas com qualquer tipo de complexidade e tecnologia, além de uma solução robusta que consiga manter a consistência e o histórico das interações com os clientes. Tratando-se de tecnologias-chave que compõem um projeto de omnicanalidade, podemos certamente mencionar o Chatbot, o Gateway SMS, o Contact Center, o E-mail, os Apps, as Redes Sociais e os Smart Devices.
Como vimos, a inovação em omnichannel é obtida por meio do melhor uso das ferramentas já utilizadas somada à aplicação de técnicas incrementais para atender à potencialização da estratégia, se não da demanda de sobrevivência do negócio. Mas, sem um bom planejamento, qualquer projeto pode virar um fracasso. É importante não subestimar a importância desta ação, além de colocar a estratégia de estar em inúmeros canais como um dos pilares da jornada de Transformação Digital.
*Michele Liguoro é sales director da Engineering, companhia global de Tecnologia da Informação e consultoria especializada em Transformação Digital
Sobre a Engineering
Companhia global de Tecnologia da Informação e consultoria especializada em Transformação Digital com mais de 40 anos de atuação. Com presença na Europa, América do Norte e América Latina, contribui para a modernização do mundo, combinando tecnologias de última geração, infraestruturas tecnológicas organizadas em um único multicloud para ampliar e interpretar novos modelos de negócios. Os projetos desenvolvidos pela empresa transformam-se numa melhor relação entre custo, agilidade e inovação para os clientes. Com mais de 11 mil profissionais e projetos em mais de mil clientes de grande porte nos mais diversos segmentos de mercados, a experiência do Grupo aprimora-se ainda mais pelo investimento contínuo em Pesquisa e Desenvolvimento, contando com mais de 250 pesquisadores, além de parcerias com os principais centros de pesquisa e universidades do mundo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Especialista defende que Brasil desenvolva vacina nacional contra a Covid-19
- Otimizar a jornada do cliente é o diferencial no pós-pandemia da COVID-19
- Médico fala sobre a covid-19 e suas alterações como doença prolongada
- Pandemia de Covid-19 causa retrocesso no combate à tuberculose no Brasil
- Durante a COVID-19 cresce o uso de ferramentas digitais
- LafargeHolcim investe cerca de R$ 50 milhões em ações preventivas e de controle à Covid-19
- Covid-19: esclareça os principais pontos para quem quer viajar neste momento
- Como Imbituba se tornou referência no combate à covid-19
- Estudos do mundo real comprovam: três doses de CoronaVac garantem proteção elevada em idosos e imunossuprimidos
- Operadoras enviaram no ano passado quase 763 milhões de SMS com alertas de risco de desastres naturais e sobre Covid-19
- Como diferenciar os sintomas da gripe e da Covid-19?
- Cajamar chega à marca de 85% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas contra a Covid-19
Adicionar comentário