Três dicas fundamentais para os lojistas de veículos sobreviverem à pandemia de covid-19
Essa é uma realidade que exigiu adaptações de empresas de diferentes setores, os quais precisaram buscar alternativas para continuar na ativa e não sucumbir à crise
O simples ato de comprar e vender um veículo vai ficar diferente com a pandemia de covid-19 que preocupa todo o mundo desde fevereiro de 2020. A rápida propagação da doença fez com que medidas extremas fossem adotadas, como o distanciamento social e maior rigor no contato interpessoal.
Essa é uma realidade que exigiu adaptações de empresas de diferentes setores, os quais precisaram buscar alternativas para continuar na ativa e não sucumbir à crise. É o que acontece, por exemplo, com o mercado automotivo. Lojistas tiveram que fechar as portas por tempo indeterminado e desenvolver novos modelos de negócio. A seguir, três dicas fundamentais para o segmento continuar sobrevivendo:
Passo 1 - Investir na reputação on-line
Esta era uma etapa necessária antes mesmo da pandemia de covid-19: quem já não tinha feito, precisou correr para não ser engolido pelos concorrentes. O novo contexto em que se vive evidenciou a obrigação de quase todos os setores operarem nos canais on-line, tanto para manter a produtividade quanto para vender produtos e serviços.
No mercado automotivo não foi diferente. Ainda que seja uma das áreas com menor adaptação ao digital no período pré-pandemia, já se observava um crescimento tímido na presença on-line, que certamente deve se intensificar nos próximos anos.
Dessa forma, torna-se essencial criar e manter o próprio site, possuir perfis no Instagram, Facebook e/ou outras redes sociais para publicar conteúdo de qualidade com periodicidade e, principalmente, pedir que os clientes deem referências para aumentar a confiança e imagem digital.
Passo 2 - Impulsionar a experiência do consumidor
O que impedia o setor de investir mais nos canais digitais é justamente o receio que muitos motoristas têm de comprar os carros on-line, sem poder sentar no veículo, analisá-lo pessoalmente e poder "sentir" o automóvel como muitos gostam de fazer.
Dessa forma, é essencial que, neste período, em que tudo acontece na web, a experiência desses consumidores seja impulsionada, oferecendo alternativas para que eles possam ter mais segurança e confiança na hora de comprar ou até vender os carros em plataformas de intermediação. Não é preciso estar na concessionária para garantir um bom negócio.
Itens como garantia adicional e contratos digitais são importantes, sem dúvida, mas outros elementos ajudam a melhorar a experiência do cliente. Ter fotos de qualidade dos veículos em diferentes ângulos aumenta a confiança do usuário, assim como publicação de vídeos também traz segurança. Por fim, engajar constantemente o público por meio de sorteios, promoções e brindes.
Passo 3 - Aproveitar para renovar o estoque
A pandemia de covid-19 impactou a economia, evidentemente, mas este é o melhor momento para o lojista renovar o estoque de veículos. Isso ocorre por três razões principais. Primeiro, pela volatilidade dos preços neste momento. Se as locadoras de veículos venderem os automóveis, os valores podem cair agressivamente - nesse caso, a loja que segurar o estoque vai se prejudicar.
Segundo, pelo aumento de negociações on-line, o lojista encontra carros com preços e condições mais vantajosas do que anteriormente. Por fim, pelo cenário que se desenha para o futuro. Até então, havia uma tendência de queda no uso de automóveis particulares em decorrência do uso de aplicativos de carona e carros compartilhados, e agora a situação tende a se inverter pela necessidade de prevenção e distanciamento social. Dessa forma, quando a situação se normalizar, espera-se um aumento considerável na venda de veículos seminovos e usados - e quem tiver as melhores oportunidades certamente vai aproveitar.
* Luca Cafici é CEO da InstaCarro, plataforma que realiza a intermediação na venda de veículos - e-mail:
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Especialista defende que Brasil desenvolva vacina nacional contra a Covid-19
- Otimizar a jornada do cliente é o diferencial no pós-pandemia da COVID-19
- Médico fala sobre a covid-19 e suas alterações como doença prolongada
- Pandemia de Covid-19 causa retrocesso no combate à tuberculose no Brasil
- Durante a COVID-19 cresce o uso de ferramentas digitais
- LafargeHolcim investe cerca de R$ 50 milhões em ações preventivas e de controle à Covid-19
- Covid-19: esclareça os principais pontos para quem quer viajar neste momento
- Como Imbituba se tornou referência no combate à covid-19
- Estudos do mundo real comprovam: três doses de CoronaVac garantem proteção elevada em idosos e imunossuprimidos
- Operadoras enviaram no ano passado quase 763 milhões de SMS com alertas de risco de desastres naturais e sobre Covid-19
- Como diferenciar os sintomas da gripe e da Covid-19?
- Cajamar chega à marca de 85% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas contra a Covid-19
Adicionar comentário