COVID-19 e o impacto nas demonstrações contábeis das empresas
Por Cláudio Foch
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulgou, no dia 10 de março, um Ofício-Circular direcionado aos Auditores Independentes e Diretores de Relação com Investidores orientando as companhias de capital aberto a informarem os eventuais impactos advindos do surgimento da pandemia do novo Coronavírus em suas demonstrações contábeis encerradas em 31 de dezembro de 2019. No documento, reporta-se os principais riscos e incertezas resultantes dessa análise, observando-se as normas contábeis e de auditoria aplicáveis.
Considerando que a responsabilidade da auditoria independente vai pelo menos até a data da emissão do relatório de auditoria, ou seja, não se limita à data-base das demonstrações contábeis objeto da auditoria, os eventos subsequentes ocorridos até essa data devem ser considerados e avaliados pela Administração da empresa, sendo esses procedimentos avaliados e discutidos com o auditor. Dependendo da relevância dos eventos, pode ser necessário um ajuste contábil ou uma divulgação em nota explicativa.
Trazendo essa norma de auditoria para os recentes potenciais efeitos do COVID-19, já é sabido que os impactos na economia mundial serão inestimáveis e imprevisíveis. Especial atenção deve ser dada àqueles eventos econômicos que tenham relação com a continuidade dos negócios e/ou às estimativas contábeis como, por exemplo, nas seguintes áreas: Recuperabilidade de Ativos, Mensuração do Valor Justo, Provisões e Contingências Ativas e Passivas, Reconhecimento de Receita e Provisões para Perda Esperada.
Já em relação àquelas que possuem data de encerramento de exercício posterior a 31 de dezembro de 2019 ou que já estejam em processo de preparação da 1ª ITR de 2020, ressalta-se que os riscos e incertezas aqui referidos podem impactar diretamente a elaboração das demonstrações financeiras do período, avaliando ainda a necessidade de divulgação de fato relevante.
Embora a CVM só regule e tenha autoridade sobre companhias abertas, seguindo as boas práticas de mercado, sugere-se que todas as empresas avaliem os impactos e eventuais ajustes e divulgações pertinentes.
*Cláudio Foch é sócio Líder da área de Auditoria da consultoria RSM Brasil ACAL
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Especialista defende que Brasil desenvolva vacina nacional contra a Covid-19
- Otimizar a jornada do cliente é o diferencial no pós-pandemia da COVID-19
- Médico fala sobre a covid-19 e suas alterações como doença prolongada
- Pandemia de Covid-19 causa retrocesso no combate à tuberculose no Brasil
- Durante a COVID-19 cresce o uso de ferramentas digitais
- LafargeHolcim investe cerca de R$ 50 milhões em ações preventivas e de controle à Covid-19
- Covid-19: esclareça os principais pontos para quem quer viajar neste momento
- Como Imbituba se tornou referência no combate à covid-19
- Estudos do mundo real comprovam: três doses de CoronaVac garantem proteção elevada em idosos e imunossuprimidos
- Operadoras enviaram no ano passado quase 763 milhões de SMS com alertas de risco de desastres naturais e sobre Covid-19
- Como diferenciar os sintomas da gripe e da Covid-19?
- Cajamar chega à marca de 85% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas contra a Covid-19
Adicionar comentário