Gerencie sua marca frente à crise do Coronavírus
Por definição, uma crise é causada por uma grande mudança temporária. É certo que algumas pessoas precisam se concentrar em descobrir como interromper o Coronavírus. Mas ao mesmo tempo é preciso trabalhar para que as marcas emerjam da crise ainda mais fortes.
Quando se trata do Coronavírus, comece decidindo se essa é a sua crise. Se você é o governo da China, o Coronavírus é definitivamente a sua crise. Mas se você é dono de uma empresa de médio porte, pode não ser ainda. Esteja atento às crises dos outros e ciente do que está acontecendo ao seu redor e, de modo mais distante, no mundo. Como isso está impactando seus clientes, colaboradores e comunidade, ou seja, seus stakholders, e esteja pronto para agir no modo de gerenciamento de crises, caso elas possam atingi-lo.
De qualquer forma, prepare-se, antecipe os cenários, estabeleça os protocolos e crie sua equipe de gerenciamento de crises. Implemente mecanismos agora para proteger a saúde de sua equipe e clientes. Com os períodos de incubação do vírus, isso significa manter o pessoal fora do perigo, minimizando os riscos de contatar possíveis portadores. Adote todas as medidas de higiene necessárias.
Ao mesmo tempo, não espere até que alguém da sua equipe ou seus clientes adoeçam. Você precisa reagir ao impacto do vírus sobre aqueles que influenciam seus clientes, sobre seus colaboradores ou cadeia de suprimentos e as comunidades em que você vive e trabalha. Se você aderir a essa estrutura e prioridades, as principais escolhas serão reputacionais. Falam diretamente à imagem de sua empresa.
Colocar a segurança das pessoas em primeiro lugar não é uma escolha, é uma obrigação. Faça o que for necessário para proteger sua equipe, clientes e comunidade. Esteja certo de que você sofrerá financeiramente, principalmente se for atingido. Por isso é importante criar um fundo de reserva para momentos mais delicados.
Em última análise, o que restará após a crise é sua reputação e de sua empresa. Reveja os valores da sua marca. Certifique-se de proteger suas parcerias estratégicas. Atue de de maneira que durante a crise sua reputação junto a eles seja consolidada. Com o tempo, eles lembrarão como você os tratou e como os fez se sentir melhores nos piores momentos.
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