Não subestime o impacto emocional que um líder pode provocar
*Por Erik Penna
Você já parou para pensar no poder do “ARE”, expressão que o ex-vice-presidente do Walt Disney World Resort, Lee Cockerell, explica tão bem em seu livro denominado Criando Magia? Apreço, Reconhecimento, Estímulo, as três iniciais dessas palestras formam o ARE, algo que pode impactar a vida de um integrante da sua equipe. Você tem utilizado esses 3 quesitos para motivar e impulsionar os resultados da sua organização?
“Não é com mágica que se faz um bom trabalho, é com um bom trabalho que se faz mágica”. Com essas palavras de Lee Cockerell é possível entender como um grande líder pode revolucionar um departamento, uma empresa e até um mercado. Uma liderança excelente, inspira colaboradores que encantam clientes e, por sua vez, gera resultados extraordinários.
Um concorrente pode copiar um produto ou um serviço que você faz, mas, se a sua vantagem competitiva for o atendimento encantador, aí será muito mais difícil alguém copiar. O líder pode ser um grande protagonista nessa tarefa de inspirar, engajar e transformar a vida das pessoas.
Cockerell apresenta no livro algumas estratégias desenvolvidas ao longo de uma vida na Disney. Destaco três delas a seguir:
1- Todos são importantes: mostre a importância que cada um tem no resultado. Saber o que faz e o impacto que isso tem lá na ponta se for feito com entusiasmo e assertividade. O líder deve cumprimentar e chamar pelo nome os componentes do time. E o fato de cada integrante se sentir escutado e ainda premiado por uma grande ideia apresentada e aplicada, é outra prática louvável numa liderança de alta performance.
2- Faça da sua equipe sua marca registrada: um gesto vale mais do que mil palavras. Me lembro de uma ocasião, depois de ter completado os primeiros 30 dias quando trabalhava numa grande empresa de bebidas, entrei na sala do meu diretor e relatei que o pagamento não havia sido creditado na minha conta bancária e eu precisava pagar algumas contas. Ele me surpreendeu: abriu a carteira, fez um cheque e me disse que eu poderia devolver quando recebesse da empresa. Pude perceber não só a preocupação dele com os meus compromissos financeiros, mas, sobretudo, o apreço dele comigo. Nunca me esqueci dessa atitude e suei a camisa até o último dia nessa empresa. E todos na equipe o admiravam e entregavam o seu melhor sob o comando desse grande líder.
3- Use combustível grátis: estímulo a custo zero. Lee conta que, certa vez, enquanto trabalhava numa grande rede hoteleira, enviou uma carta para um colaborador que atuava na gestão de alimentos e bebidas do hotel. O conteúdo enfatizava a competência e importância dele para a organização e ressaltava que, se algum dia ele pensasse em deixar a empresa, que falasse antes com o líder. Depois de um tempo, Lee foi jantar na casa desse funcionário e viu a carta moldura na parede. Então ele percebeu como um gesto simples, de reconhecimento, que foi grátis e não levou nem 5 minutos para ser realizado, fez tanta diferença na vida de uma pessoa.
Outro dia, recebi um vídeo-depoimento de um ex-funcionário, relatando o quanto foi importante o momento em que eu entreguei a ele uma placa de vendedor revelação do ano. Isso foi em 2002 e, em 2019, ele ainda lembra e guarda com todo esmero. Ele era um vendedor iniciante e espetacular. Hoje, se tornou um líder empreendedor competente e respeitado no ramo da fotografia.
Para encerrar, Cockerell conta que, certa vez, recebeu uma carta de um cliente Disney que dizia: “Eu estava procurando a magia nos brinquedos. E descobri que sua equipe é a magia”.
*Erik Penna é palestrante, especialista em vendas e motivação, autor de 5 livros e mais de 1.000 palestras realizadas. Saiba mais sobre motivação e vendas em: www.erikpenna.com.br.
Sobre o palestrante de vendas e motivação Erik Penna
É palestrante de vendas e motivação, especialista em vendas com qualificação internacional e consultor. Possui MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas, pós-graduação em Administração e Marketing pela Universidade Paulista e graduação em Economia pela Universidade de Taubaté.
Aborda nas palestras ensinamentos baseados nas experiências vivenciadas por ele durante a sua carreira como executivo de vendas, professor, escritor, motivador de equipes e gestor corporativo. É autor dos livros “A Divertida Arte de Vender”, “Motivação Nota 10”, “21 soluções para potencializar seu negócio”, “Atendimento Mágico - Como Encantar e Surpreender Clientes”, “O Dom de Motivar na Arte de Educar” e coautor dos livros “Gigantes das Vendas” e “Gigantes da Motivação”.
Site: www.erikpenna.com.br
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