Explosão de petroleiro balança ilha em Hong Kong
Na manhã de 08 de janeiro de 2019, o navio petroleiro AULAC FORTUNE, 17.500 DWT, construído em 2010, pegou fogo após uma grande explosão a bordo, perto da Lamma Island, em Hong Kong.
Autoridades locais enviaram barcos de resgate, navios de combate a incêndios e um helicóptero para as operações de resgate e conseguiram salvar 24 tripulantes que saltaram ou caíram do navio. Relatórios locais sugerem que pelo menos um marinheiro está morto e outros três estão desaparecidos. A tripulação era composta por vietnamitas e um cingapuriano.
O combate ao incêndio continua em andamento e o petroleiro está cercado por vários rebocadores e barcos auxiliares. Tomando por base as imagens fornecidas pelas autoridades de Hong Kong, a explosão ocorreu em tanques de carga ou tanques em frente à superestrutura e o convés de carga ficou devastado.
O petroleiro chegou ao porto de Dongguan, na província de Guangdong e foi ancorado no início da manhã de hoje, antes da explosão ter ocorrido no ancoradouro de mercadorias perigosas ao sul de Lamma.
Moradores relataram ter ouvido uma enorme explosão e as janelas de apartamentos próximos balançaram, de acordo com relatos na mídia social. “As portas da casa balançaram como em um grande tufão”, disse um morador de Lamma à mídia local, acrescentando que “pensei que fosse um terremoto”. Residentes em outras ilhas a até 15 milhas de distância podiam ouvir a explosão
Aparecido Rocha – especialista em seguros internacionais
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>