Drone mostra chegada de navio com contêineres avariados
A chegada do navio Kota Lumayan no Porto de Santos foi acompanhado por drone pelos profissionais da empresa Smera BSI.
O porta containers Kota Lumayan partiu de Singapura, e mesmo antes de chegar ao Brasil emitiu o comunicado que na passagem pela costa do Sul da África, sofreu um acidente com a queda de sete contêineres no mar e que outros tombaram a bordo do navio, devido ao mau tempo enfrentado pela embarcação durante a viagem.
Com a chegada do navio, a equipe da Smera-BSI, com o apoio de seus peritos, entende que o ângulo de banda (inclinação lateral) do navio durante a manobra de acesso ao Porto de Santos parece excessiva, sugerindo algo bastante anômalo no arranjo de estiva.
Pelas imagens, nota-se ao menos 35 contêineres bastante danificados nas bays de vante, provavelmente por esforços de compressão de vagas e ondas de grande proporção.
Todas as cargas transportadas pelo navio devem ser submetidas a criteriosa vistoria particular e resguardadas por emissão de protestos do recebedor, de modo a que os direitos dos recebedores sejam preservados ante ao Armador ou mesmo aos seguradores.
Com relação aos contêineres que caíram no mar, para o importador com seguro de transporte internacional, basta avisar sua seguradora e fornecer os documentos comprobatórios da importação e contratação do seguro para o recebimento de seus prejuízos. Para aqueles que não contrataram seguro, o escritório Smera BSI poderá dar outro direcionamento à reclamação.
Aparecido Rocha – especialista em seguros internacionais
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>