Receita esclarece tributação no resseguro
Atendendo a consultas, a Receita Federal esclareceu uma série de dúvidas do mercado a respeito da tributação incidente sobre as operações de resseguradoras locais e admitidas.
Segundo o órgão, os resseguradores locais ou admitidos, que atuem por intermédio de representante com exercício, de fato, de plenos poderes, estão sujeitos ao Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ), apurado pelo lucro real; e à Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (à alíquota aplicável às pessoas jurídicas de seguros privados).
De acordo com a Receita, quanto à Contribuição para o PIS/Pasep, as receitas auferidas nas operações de prestação de serviço de resseguro a cedente residente ou domiciliado no território nacional estão sujeitas à incidência da alíquota de 0,65%.
Já as receitas auferidas nas operações de prestação de serviço de resseguro a cedente residente ou domiciliado no exterior, caso permitidas pela legislação específica, estão desoneradas. Nestes casos, devem ser aplicadas, na hipótese de o pagamento pelo serviço representar ingresso de divisas, as regras previstas no art. 14 da MP 2.158-35/01; e, na hipótese de não haver ingresso de divisas, as regras estabelecidas pela Lei 11.371/06.
Com relação à Cofins, receitas auferidas nas operações de prestação de serviço de resseguro a cedente residente ou domiciliado no território nacional estão sujeitas à incidência da alíquota de 4%.
A prestação de serviço a cedente residente ou domiciliado no exterior, caso permitidas pela legislação específica, está desonerada, também sendo aplicáveis, na hipótese de o pagamento pelo serviço representar ingresso de divisas, as regras previstas no art. 14 da MP 2.158-35/01 ou, se não houver ingresso de divisas, as regras estabelecidas pela Lei 11.371/06.
A Receita informou ainda que, nos rendimentos decorrentes das operações das resseguradoras eventuais ou admitidas, com escritório de representação no país que atue limitadamente somente em atividades acessórias, quando pagos, creditados, entregues, empregados ou remetidos ao exterior, estão sujeitos ao imposto de renda na fonte IRRF à alíquota de 25%, tendo em vista que o tais empresas exercem atividade de prestação de serviços.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- ABECOR contará a história do Resseguros em websérie
- Crescimento global do setor de Resseguros deixa mercado brasileiro otimista
- O novo site da Swiss Re Brasil Resseguros já está no ar.
- Engineering assume projeto fiscal do IRB, líder em resseguros na América Latina
- S&P Global eleva rating da SCOR Brasil Resseguros para “AA-”
- S&P Global eleva rating de força financeira da SCOR Brasil Resseguros para “AA-”
- Programa de inovação do IRB inscreve estudantes que vão desenvolver soluções para o mercado de seguros e resseguros
- Mercado de seguros e resseguros foca em profissionais de outros setores
- Mercado de seguros e resseguros foca em profissionais de outros setores
- Willis Towers Watson foi premiada em duas categorias no 8º Fórum de Seguros e Resseguros da revista Reactions
- Mercado de seguros e resseguros foca em profissionais de outros setores
- 'Construindo uma sociedade resiliente' foi tema de evento da Swiss Re Brasil Resseguros
Adicionar comentário