Brasil,

Uso de soro fisiológico em pacientes críticos de UTI tem impacto similar à solução mais cara, diz estudo inédito conduzido pelo Hcor

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Máquina Cohn & Wolfe
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Publicada no JAMA e apresentada no Critical Care Reviews, pesquisa se traduz rapidamente para cuidado a beira-leito de milhões de pacientes em terapia intensiva

Com inclusão de mais de 10 mil participantes, em parceria com a Brazilian Research in Intensive Care Network (BRICnet), estudo é um dos maiores realizados em UTIs nos últimos anos

Pesquisa inédita liderada por especialistas do Hcor, publicada nesta terça-feira (10) no The Journal of the American Medical Association - JAMA e apresentada no Critical Care Reviews, um dos melhores fóruns para apresentação de estudos de terapia intensiva, aponta que a substituição do uso de cloreto de sódio 0,9% - o popular soro fisiológico - por uma solução cristaloide balanceada utilizada para expansão plasmática (Plasma-Lyte®) não diminui a mortalidade em 90 dias em pacientes críticos internados em UTIs.

O estudo foi conduzido no Brasil como iniciativa do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), liderado pelo Ministério da Saúde, e também contou com a parceria da Brazilian Research in Intensive Care Network (BRICnet).

A administração de diferentes tipos de fluidos é fundamental no tratamento da hipovolemia, frequentemente observada nos pacientes graves. A reposição volêmica objetiva melhorar pressão e fluxo que chegam nos diversos órgãos.

Mais barato do que outros fluídos, o uso de soro fisiológico demonstrou resultado similar ao do Plasma-Lyte® no que diz respeito à mortalidade em 90 dias dessa população, o que pode facilitar a atuação dos profissionais de saúde – inclusive na rede pública – não só pelo barateamento de custos como pelo acesso ao insumo, já que a solução balanceada não se encontra amplamente disponível.

“Nosso intuito era o de responder uma pergunta comum do cotidiano médico. O resultado encontrado, mesmo sem apresentar impacto significativo no prognóstico do paciente, beneficia o dia a dia das equipes, simplificando a terapia aplicada junto a essa população crítica. Os achados são importantes para pacientes graves no Brasil e em qualquer canto do mundo”, explica o pesquisador do Hcor responsável pelo estudo, Fernando Zampieri.

A mesma amostra de participantes também foi avaliada sob a perspectiva de velocidade da intervenção. Isso significa que o estudo também respondeu à dúvida sobre o quão rápido precisam ser aplicadas essas soluções no organismo do paciente.

Nesse aspecto, também não foram observados benefícios sobre a mortalidade em 90 dias daqueles gravemente enfermos.

Considerado um dos maiores realizados em UTIs nos últimos anos, no total, o estudo BaSICS acompanhou mais de 10 mil pacientes, de 75 centros médicos. A pesquisa dividiu os participantes aleatoriamente de forma individual – não por instituição – tendo utilizado como critérios de exclusão faixa etária inferior a 18 anos, necessidade de diálise e quadros terminais. Nela, cada paciente poderia receber, independentemente de seu perfil, a aplicação do Plasma-Lyte® ou do cloreto de sódio 0,9%. As avaliações foram realizadas ao longo de quatro anos.

Sobre o Instituto de Pesquisa (IP-Hcor)

O Instituto de Pesquisa do Hcor é uma Academic Research Organization que desenvolve estudos clínicos multicêntricos nacionais/internacionais de alto impacto com o intuito de promover respostas para importantes questões de saúde. Coordena diversos estudos clínicos multicêntricos de moderado e grande porte nas áreas de cardiologia, medicina intensiva, pneumologia, nutrição, fetal, Covid-19, oncologia e outras áreas. Lidera e apoia, durante a pandemia de Covid-19, pesquisas de qualidade ímpar que são referência para a comunidade científica e prática clínica.

Sobre o Hcor

O Hcor oferece atendimento em mais de 50 especialidades, dentre as quais Neurologia, Oncologia, Ortopedia e Cardiologia – área na qual tem grande renome nacional e internacional –, contando ainda com um centro próprio de Medicina Diagnóstica. O hospital possui diversas acreditações, incluindo a Joint Commission International (JCI), e é parceiro do Ministério da Saúde no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), há mais de 10 anos.

Instituição filantrópica, iniciou suas atividades em 1976, tendo como mantenedora a centenária Associação Beneficente Síria. Além do escopo assistencial, o hospital conta com um Instituto de Pesquisa (IP-Hcor) reconhecido internacionalmente, que coordena estudos clínicos multicêntricos com publicações nos mais conceituados periódicos científicos. Também está à frente de um Instituto de Ensino (IE-Hcor) que capacita e atualiza milhares de profissionais anualmente e é certificado pela American Heart Association.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar