Alergia em tempos de pandemia: entenda como diferenciar os sintomas do problema e os sinais da covid-19
Tosse, coriza, nariz entupido e dores de cabeça. Essa lista descreve com precisão alguns dos sintomas da covid-19, mas também poderia ser confundida com uma rinite. Se por um lado essa semelhança ajuda a ligar o sinal de alerta, por outro pode levar um portador do coronavírus a acreditar que seu estado não passa de uma gripe ou outra doença respiratória.
Para que se tenha a noção exata do problema, é importante entender as diferenças entre rinite, gripe, resfriado e covid-19, e não relativizar os sintomas. Rodrigo Felipe, presidente do Grupo First e idealizador da operadora de plano de saúde You Saúde, avalia que o alerta precisa ser reforçado neste período de inverno. “O clima frio e seco, aliado ao maior tempo que as pessoas passam acondicionadas em casa, é propenso à elevação dos casos de doenças respiratórias. Como estamos vivendo paralelamente a pandemia do novo coronavírus, o risco de confusão tende a aumentar nessa época do ano”, esclarece.
Por isso, o Dia Mundial da Alergia, celebrado no dia 8 julho, promete ter um peso extra em 2021. Afinal, a data serve para conscientizar as pessoas sobre as doenças que levam o sistema imunológico a dar uma resposta excessiva contra um organismo externo. E conhecer as diferenças entre elas é um bom caminho.
Enquanto a rinite resulta em muitos espirros em sequência, com crises que podem se repetir após certo período, a gripe tem sintomas duradouros (em torno de 5 a 7 dias) e é propensa a provocar febre alta. O resfriado, por sua vez, apresenta reações parecidas com a gripe, mas o seu desaparecimento é mais rápido (2 a 4 dias) e menos doloroso.
Já a covid-19 apresenta uma lista maior de sintomas, muitos deles semelhantes a essas doenças cotidianas. Os mais comuns são febre, tosse seca, coriza e cansaço. No entanto, também podem ocorrer perda de paladar e de olfato, dores de cabeça, de garganta ou musculares, calafrios, conjuntivite, diarreia e erupções cutâneas. Em casos mais graves, que exigem inclusive internação, o paciente apresenta dificuldade de respirar, perda de fala ou de movimento e dor no peito.
“Por serem doenças contagiosas, quem apresenta esses sintomas deve evitar contato com outras pessoas, e à medida do possível realizar um dos exames disponíveis na rede de saúde para certificar-se de que doença está acometendo o seu organismo”, recomenda Rodrigo.
Tratamentos
Em regra, o tratamento contra doenças respiratórias exige apenas que o paciente faça um repouso e intensifique a ingestão de líquidos. Por serem acompanhados de dor e febre, também é feito o uso de analgésicos e antitérmicos.
Já para a covid-19, ainda não existem medicamentos comprovadamente eficazes contra os seus sintomas, e a recomendação é que as pessoas optem pelas vacinas, embora não representem garantia de 100% de imunidade.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Especialista defende que Brasil desenvolva vacina nacional contra a Covid-19
- Otimizar a jornada do cliente é o diferencial no pós-pandemia da COVID-19
- Médico fala sobre a covid-19 e suas alterações como doença prolongada
- Pandemia de Covid-19 causa retrocesso no combate à tuberculose no Brasil
- Durante a COVID-19 cresce o uso de ferramentas digitais
- LafargeHolcim investe cerca de R$ 50 milhões em ações preventivas e de controle à Covid-19
- Covid-19: esclareça os principais pontos para quem quer viajar neste momento
- Como Imbituba se tornou referência no combate à covid-19
- Estudos do mundo real comprovam: três doses de CoronaVac garantem proteção elevada em idosos e imunossuprimidos
- Operadoras enviaram no ano passado quase 763 milhões de SMS com alertas de risco de desastres naturais e sobre Covid-19
- Como diferenciar os sintomas da gripe e da Covid-19?
- Cajamar chega à marca de 85% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas contra a Covid-19
Adicionar comentário