Dia da Mentira em tempos de fake news: a importância da Atenção Primária à Saúde no combate às falsas informações sobre Covid-19
Na era das notícias falsas, ter uma equipe de cuidado à disposição 24h por dia nos 7 dias da semana garante tranquilidade aos pacientes da Amparo Saúde diagnosticados com a doença
Há um ano, desde que os brasileiros tiveram o primeiro contato com o Coronavírus, as notícias falsas começaram a se espalhar por aplicativos de mensagem. Parecia brincadeira de primeiro de abril, com a diferença de não ter qualquer graça e ainda colocar a vida das pessoas em risco. O tempo passou e a onda de mensagens em vídeo, áudio, imagem e texto com informações falsas e imprecisas sobre a doença, calendários inverídicos sobre datas de vacinação, conteúdos que estimulam tratamentos alternativos sem comprovação científica, entre outros, foi ganhando mais força.
Diante desse cenário, a Atenção Primária à Saúde (APS), que visa atender a população de modo preventivo, integrado e contínuo tem um papel fundamental. A Amparo Saúde, healthtech pioneira em APS presencial e remota no Brasil, desenvolveu um sistema proprietário que coloca o médico de família “a um mensagem no celular de distância do paciente”. Ter um profissional de saúde à disposição é o melhor caminho para, no melhor cenário, evitar uma gafe e espalhar uma mentira. No pior, tomar uma atitude que coloca a sua vida em risco ou de seus amigos e familiares.
“Ter atendimento médico via aplicativo, além de garantir essa agilidade, ajuda a desmistificar as Fake News, pois o médico de família está à disposição sempre que necessário, seja para tirar dúvidas ou fazer uma teleconsulta. A mesma rede social que ajuda a desinformar é a que o paciente poderá acessar o médico”, comenta Dr. Rodrigo Barbosa, médico de família e infectologista da Amparo Saúde - healthtech pioneira em Atenção Primária à Saúde presencial e remota no Brasil.
Rachel Elias, seu marido e suas duas filhas tiveram Covid em janeiro deste ano. Eles foram tratados à distância pelos profissionais da Amparo e tiveram apoio e monitoramento integral durante todos os dias de isolamento, realizado na cidade de São Paulo. “Ficamos isolados desde os primeiros sintomas. Fizemos o PCR aqui em casa mesmo, com o laboratório que veio colher. Tivemos o resultado positivo depois de alguns dias, mas o que o que o time de cuidado da Amparo fez por nós foi essencial para nosso psicológico”, comenta Rachel.
Ela relembra que ouviu muitos palpites sobre o quadro clínico da família, mas que isso não os afetou, já que estavam bem amparados pela equipe de cuidado. “A gente teve o apoio constante, o monitoramento incansável e o atendimento diário da Amparo e isso foi primordial, porque não nos desesperamos. Quando estamos com Covid, a gente escuta tudo de todo mundo. Pessoas falando que tem que fazer isso e aquilo, que a partir de tal dia começa a falta de ar e que esses sintomas só vão piorar. E isso não nos afetou, porque tivemos um apoio muito grande e intenso por mensagens e chamadas de vídeo”, conta ela.
Na Amparo Saúde, o paciente é atendido por um Médico de Família e uma equipe de enfermagem dedicados em conhecer todo o seu histórico de saúde e, assim oferecer um cuidado personalizado, presencial e à distância. Em média, 90% das queixas dos pacientes da Amparo Saúde são resolvidas sem a necessidade de encaminhamento para um médico especialista. A integralidade da assistência e o vínculo entre o paciente e sua equipe de saúde são estratégias fundamentais para a contenção da pandemia e para o não agravamento do estado de saúde de pessoas já diagnosticadas com Covid19, que recebem orientações à distância, evitando os riscos da exposição desnecessária.
Além dos serviços de telemedicina, a Amparo possui 12 unidades localizadas na Região Metropolitana de São Paulo, além de São José dos Campos, Campinas, Salvador, Rio de Janeiro e Brasília.
Sobre a Amparo Saúde
Healthtech pioneira em atenção primária à saúde (APS) presencial e remota no Brasil. Fundada em 2017, a empresa saltou de 45 mil para 1,4 milhão de beneficiários em 2020 e tem como clientes grandes operadoras de saúde, instituições de autogestão e grandes empresas. A Amparo desenvolve tecnologias a partir da análise de dados que têm como foco tornar os atendimentos mais humanos, eficientes e a custos mais acessíveis. Seus médicos acompanham pacientes e resolvem cerca de 90% dos casos. Além dos serviços de telemedicina, a Amparo possui 12 unidades localizadas na Região Metropolitana de São Paulo, além de São José dos Campos, Campinas, Salvador, Rio de Janeiro e Brasília.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Especialista defende que Brasil desenvolva vacina nacional contra a Covid-19
- Otimizar a jornada do cliente é o diferencial no pós-pandemia da COVID-19
- Médico fala sobre a covid-19 e suas alterações como doença prolongada
- Pandemia de Covid-19 causa retrocesso no combate à tuberculose no Brasil
- Durante a COVID-19 cresce o uso de ferramentas digitais
- LafargeHolcim investe cerca de R$ 50 milhões em ações preventivas e de controle à Covid-19
- Covid-19: esclareça os principais pontos para quem quer viajar neste momento
- Como Imbituba se tornou referência no combate à covid-19
- Estudos do mundo real comprovam: três doses de CoronaVac garantem proteção elevada em idosos e imunossuprimidos
- Operadoras enviaram no ano passado quase 763 milhões de SMS com alertas de risco de desastres naturais e sobre Covid-19
- Como diferenciar os sintomas da gripe e da Covid-19?
- Cajamar chega à marca de 85% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas contra a Covid-19
Adicionar comentário