Pane em refrigerador que levou a perda de 229 doses de vacinas contra Covid-19 é mais frequente do que imaginamos
Para evitar e prevenir a possibilidade de novas perdas, especialista alerta para a importância dos "elos da Cadeia do Frio"
O problema é recorrente!
O Brasil está se deparando com um problema grave e corriqueiro: a quebra da cadeia do frio!
Hoje, os olhares estão atentos, obviamente, pela luta mundial contra Covid! No entanto, a cada dose de imunizante transportado e armazenado, não apenas pela rede pública, mas pela privada também, passando pelos diferentes elos da cadeia de distribuição, corre-se o risco de perdermos milhões de doses.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, 50% das vacinas em todo o mundo, chegam sem condições de uso aos pacientes. Dado alarmante, sem dúvidas!
Os erros e descuidos para que ocorra a quebra da cadeia do frio, são de muitas naturezas: refrigeradores sem sistema redundante mitigando falhas provenientes da queda de energia, falta de qualificação térmica (estudo que comprova a homogeneidade e manutenção da faixa de temperatura requerida dentro do equipamento, veículo ou embalagem), verificação incorreta da temperatura do medicamento no sistema térmico durante o recebimento das cargas, normalmente realizado com os termômetros de infravermelho (não recomendados para este fim), falta de treinamento dos envolvidos na cadeia, má acondicionamento das caixas térmicas, como por exemplo, expostos a altas ou baixas temperaturas, causando excursões e por vai.
A esperança é que com a pandemia, haja a consciência de que cada envolvido na cadeia é responsável pelo comprometimento da qualidade do produto farmacêutico e assim, possamos fortalecer os elos e mais do que vacinar a população, imunizá-la!
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Especialista defende que Brasil desenvolva vacina nacional contra a Covid-19
- Otimizar a jornada do cliente é o diferencial no pós-pandemia da COVID-19
- Médico fala sobre a covid-19 e suas alterações como doença prolongada
- Pandemia de Covid-19 causa retrocesso no combate à tuberculose no Brasil
- Durante a COVID-19 cresce o uso de ferramentas digitais
- LafargeHolcim investe cerca de R$ 50 milhões em ações preventivas e de controle à Covid-19
- Covid-19: esclareça os principais pontos para quem quer viajar neste momento
- Como Imbituba se tornou referência no combate à covid-19
- Estudos do mundo real comprovam: três doses de CoronaVac garantem proteção elevada em idosos e imunossuprimidos
- Operadoras enviaram no ano passado quase 763 milhões de SMS com alertas de risco de desastres naturais e sobre Covid-19
- Como diferenciar os sintomas da gripe e da Covid-19?
- Cajamar chega à marca de 85% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas contra a Covid-19
Adicionar comentário