Como fica a reprodução assistida com a vacinação contra a Covid-19?
Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embrionária divulgou recomendações; especialista em infertilidade comenta
Casais que estão em processo de reprodução assistida devem receber a vacina para Covid-19? Para esclarecer estas e outras dúvidas do segmento, a European Society of Human Reproduction and Embryology acaba de publicar um documento. A Dra Paula Fettback, especialista em infertilidade de alta complexidade, comenta os principais pontos.
Casais que se vacinaram devem adiar a gestação depois de tomar a vacina? Se sim, por quanto tempo?
Como é uma vacina bastante nova, não há estudos confirmando se há ou não impacto no tratamento de reprodução assistida. Dessa forma, a recomendação é que os casais deve se vacinar e aguardar a segunda dose para, então iniciar os tratamentos. A indicação é esperar dois meses depois da segunda dose para iniciar o tratamento de reprodução assistida.
Mulheres grávidas devem se vacinar?
Neste momento, nenhuma das vacinas disponíveis promoveram testes seguros em gestantes. Não há uma proibição. É preciso discutir caso a caso com o profissional de saúde que acompanha a gestante para levar em consideração o risco benefício da aplicação em, por exemplos, mulheres com outras doenças.
Da mesma forma, não há estudos informando sobre a segurança da vacinação em mulheres em fase de amamentação.
“Todos os casais que estiverem tentando engravidar devem sim fazer a vacinação. Pelo que temos visto, o vírus não está presente nas células de reprodução (em óvulos e sémen), portanto, entendemos que é seguro sim iniciar o tratamento depois de dois meses da imunização total”, afirma a Dra. Paula.
Sobre a especialista
Dra Paula, especialista em infertilidade com ênfase em alta complexidade. É doutora pela Faculdade de Medicina da USP. Atua com reprodução assistida desde 2006. Possui consultório em São Paulo e no Paraná.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Especialista defende que Brasil desenvolva vacina nacional contra a Covid-19
- Otimizar a jornada do cliente é o diferencial no pós-pandemia da COVID-19
- Médico fala sobre a covid-19 e suas alterações como doença prolongada
- Pandemia de Covid-19 causa retrocesso no combate à tuberculose no Brasil
- Durante a COVID-19 cresce o uso de ferramentas digitais
- LafargeHolcim investe cerca de R$ 50 milhões em ações preventivas e de controle à Covid-19
- Covid-19: esclareça os principais pontos para quem quer viajar neste momento
- Como Imbituba se tornou referência no combate à covid-19
- Estudos do mundo real comprovam: três doses de CoronaVac garantem proteção elevada em idosos e imunossuprimidos
- Operadoras enviaram no ano passado quase 763 milhões de SMS com alertas de risco de desastres naturais e sobre Covid-19
- Como diferenciar os sintomas da gripe e da Covid-19?
- Cajamar chega à marca de 85% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas contra a Covid-19
Adicionar comentário