Brasil,

7 dicas para pacientes se protegerem contra a Covid-19

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Arantes
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

A convite do Instituto Lado a Lado pela Vida, Infectologista do Instituto Emílio Ribas orienta pacientes em tratamento de doenças como o câncer sobre alguns cuidados a seguir

O infectologista Jamal Suleiman participou na última sexta-feira, 4 de dezembro, do evento online “Conexão Paciente, Família e Cuidador”, realizado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida. Durante sua apresentação, o médico do Instituto Emílio Ribas, de São Paulo, explicou alguns aspectos da Covid-19 e fez questão de elencar alguns cuidados que pacientes em tratamento como, por exemplo, contra o câncer e também demais doenças crônicas precisam ter para assegurar sua proteção.

Segundo Suleiman, desde a descoberta do Novo Coronavírus em 2019, o conhecimento médico e científico foi sendo construído aos poucos. Muitas são as questões relacionadas à doença ainda, mas muito já foi descoberto também. Entre os pontos principais está o fato de que algumas pessoas possuírem uma vulnerabilidade maior ao vírus como, por exemplo, os obesos, inclusive os que realizaram cirurgia bariátrica, e pessoas de idade elevada.

“Não podemos esquecer que o jovem também pode ter essa doença que é multisistêmica e multifatorial. Ou seja, são vários fatores que vão contribuir para um desfecho pior ou melhor, independentemente da idade”, afirma.

Portadores de doenças cardiovasculares e pacientes imunodeprimidos como os que estão em tratamento contra o câncer também fazem parte da lista de vulneráveis e, por isso, é importante que sigam os seguintes procedimentos de proteção alertados pelo médico:

- Se tiver sintomas da Covid-19, alerte imediatamente seu médico antes de ir à unidade onde esteja fazendo tratamento. Isso pode colocar em risco os demais pacientes. Mantenha-se calmo e aguarde orientações;

- Mantenha sua doença sob controle. Use as medicações estritamente conforme recomendação médica;

- O uso de máscara não é uma atitude política e sim de compaixão com você e com o próximo. Use-a sempre e de forma correta, cobrindo nariz e boca;

- Mantenha-se firme nas ações de distanciamento social e de higienização das mãos. Evite frequentar restaurantes neste período porque você será obrigado a tirar a máscara para se alimentar e, dessa forma, acaba exposto no ambiente;

- Unidades de saúde que cuidam de pacientes com câncer estão estabelecendo protocolos bastante rígidos para realizar o atendimento. Respeite e siga corretamente para não colocar sua saúde e de outras pessoas em risco;

- Mantenha a sua doença cardiovascular sob controle, tomando os remédios que o seu médico receitou, sejam eles de uso contínuo ou específicos para um episódio específico.

- Atualize sua carteira de vacinas, enquanto a do Covid-19 não chega. Mais do que nunca é importante se proteger contra a contaminação de outras doenças.

Para assistir à apresentação completa acesse o link:

.be

Sobre Instituto Lado a Lado Pela Vida (LAL)

O LAL é uma organização brasileira da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em 2008, em São Paulo, para disseminar informação de qualidade para a população sobre saúde do homem, com ênfase à importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Em 2014, sua agenda de causas foi ampliada, com a incorporação de ações para alertar sobre os cuidados necessários com a saúde do coração e também para a atenção a outros tipos de câncer, como pulmão, pele/melanoma e os tumores ginecológicos femininos, além do câncer de mama. O Instituto atua de norte a sul do Brasil, tanto nas cidades como nas áreas rurais com campanhas de prevenção primária e secundária que promovem o diálogo, o acolhimento e a promoção do bem-estar físico e emocional. Propaga a mensagem do autocuidado e da autoestima, plantando a semente de que a saúde é o nosso bem mais valioso e merece atenção especial. Além do Novembro Azul, o Instituto é o idealizador das campanhas RespireAgosto; Siga seu Coração; Mulher Por Inteiro e #LivreSuaPele.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar