Parceria entre hospitais públicos de Goiás e Incor (SP) capacita fisioterapeutas no tratamento da Covid-19
Profissionais do Hutrin e do HRSLMB participaram do curso online sobre fibrose pulmonar
Uma parceria inédita entre os Hospitais de Urgências de Trindade (Hutrin) e o Regional de São Luiz de Montes Belos – Dr. Geraldo Lando (HRSLMB), em Goiás, com o Instituto do Coração (Incor), do Hospital das Clínicas de São Paulo, capacitou um grupo de fisioterapeutas das duas instituições goianas.
O curso online “Ventilação mecânica em fibrose pulmonar e doenças restritivas” foi ministrado pelo especialista e fisioterapeuta Arthur Eduardo Oliveira da Silva, um dos responsáveis pela UTI respiratória do Incor e supervisor de estágio do programa de especialização de fisioterapia cardiorrespiratória. A capacitação teve como objetivo elucidar e discutir as melhores e mais eficazes formas de tratamento para pacientes com doenças restritivas em suporte ventilatório invasivo. Foram discutidas estratégias que viabilizam a diminuição das lesões pulmonares em decorrência da ventilação, que refletem em menos tempo de suporte mecânico.
“Ter aula com um dos fisioterapeutas que compõem a equipe da UTI respiratória do Incor foi gratificante para toda a equipe. A UTI respiratória deles é considerada o local mais avançado, no Brasil, em tratamento de pacientes com pneumopatias graves como a fibrose. Trazermos essa experiência para o Estado de Goiás é muito importante porque nos faz sentir mais preparados para lidar com a doença”, diz o coordenador de fisioterapia do Hutrin Jucelino Libarino.
Segundo Organização Mundial da Saúde (OMS), a dificuldade para respirar está relacionada a mais de 19% dos casos confirmados da covid-19. As pessoas portadoras de doenças crônicas (hipertensão, diabetes, asma, DPOC, fibrose pulmonar prévia e entre outras) podem ter uma maior probabilidade de apresentar sintomas graves do coronavírus, podendo muitas vezes evoluir para um quadro de intubação.
O aparecimento da fibrose pulmonar, segundo Libarino, pode ocorrer naturalmente ao longo dos anos após exposição a substâncias lesivas ao parênquima pulmonar (amianto, cal, fuligem de fumaça, aerossóis etc), transformando o epitélio respiratório em tecido fibroso e uma insuficiência respiratória permanente. Em pacientes com Covid-19, o aparecimento da doença pode ocorrer de forma aguda, em dias ou semanas. A doença é incurável, mas existem medicamentos que desaceleram sua evolução e proporcionam qualidade de vida aqueles que possuem.
Sobre o Hutrin
O HUTRIN (Hospital Estadual de Urgências de Trindade Walda Ferreira dos Santos) é uma unidade de assistência, ensino e pesquisa, que integra a Rede Estadual de Hospitais de Urgências e Emergências do Estado de Goiás (Rede HUGO). O Hospital tem 48 leitos, sendo oito de UTI, perfil assistencial voltado para baixa e média complexidade em clínica obstétrica, clínica cirúrgica e clínica médica e clínica ortopédica sendo referência para Trindade, onde está localizado, e as cidades vizinhas. Desde o dia 25 de agosto de 2019, o HUTRIN encontra-se sob a gestão do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED, uma Organização Social (OS) que se destaca pela prestação de serviços e desenvolvimento de projetos que proporcionem bem-estar, saúde, cidadania e dignidade às pessoas. O IMED administra o HUTRIN para que ele funcione com qualidade 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Especialista defende que Brasil desenvolva vacina nacional contra a Covid-19
- Otimizar a jornada do cliente é o diferencial no pós-pandemia da COVID-19
- Médico fala sobre a covid-19 e suas alterações como doença prolongada
- Pandemia de Covid-19 causa retrocesso no combate à tuberculose no Brasil
- Durante a COVID-19 cresce o uso de ferramentas digitais
- LafargeHolcim investe cerca de R$ 50 milhões em ações preventivas e de controle à Covid-19
- Covid-19: esclareça os principais pontos para quem quer viajar neste momento
- Como Imbituba se tornou referência no combate à covid-19
- Estudos do mundo real comprovam: três doses de CoronaVac garantem proteção elevada em idosos e imunossuprimidos
- Operadoras enviaram no ano passado quase 763 milhões de SMS com alertas de risco de desastres naturais e sobre Covid-19
- Como diferenciar os sintomas da gripe e da Covid-19?
- Cajamar chega à marca de 85% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas contra a Covid-19
Adicionar comentário