Brasil,

Semelhante a Covid 19, Vírus Sincical Respiratório exige atenção na primeira fase da vida

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Viviane Melém
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Responsável pela morte de mais de 200 mil crianças em todo o mundo, o VSR acomete o trato respiratório dos pequeninos, principalmente aqueles de até dois anos de idade. Especialista orienta observar os sintomas e redobrar cuidados para não expor crianças aos riscos

Com sintomas semelhantes ao de um resfriado, o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é considerado pela classe médica o patógeno mais comum entre os prematuros. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, ele é responsável por uma série de complicações na primeira fase da vida, e é responsável por 50% a 80% de todas as hospitalizações com quadro de bronquiolite e por cerca de até 200 mil óbitos em crianças com menos de dois anos, em todo o mundo. Além disso, o vírus também é apontado como principal causa de reinternações dos bebês, por complicações pulmonares.

A infecção respiratória viral é uma realidade muito comum em recém nascidos e crianças de até dois anos. Segundo a OMS, Rinovírus, Parainfluenza vírus, Metapneumo vírus, Influenza vírus, Adenovírus, Coronavírus e Bocavírus humano também integram a lista de doenças que acometem os pequeninos nesta etapa da vida e a prematuridade é o fator principal para o agravamento das infecções. "Quanto mais novo for o paciente, maiores os riscos de agravamento da doença causada pelo VSR", explica a médica pediatra Dra. Talita Cordeschi Correa, do Grupo Sabin Medicina Diagnóstica.

Segundo a especialista, estudos clínicos mostram que bebês - de até seis meses de vida - e crianças com quadros de doença pulmonar crônica e/ou cardiopatias compõem o grupo de maior risco para desenvolver o quadro mais grave da doença, que promove uma série de malefícios a longo prazo, como piora da função pulmonar, hipertensão pulmonar e associação com outras infecções e crises de broncoespamos, pode levar a déficit no crescimento linear, entre outros.

A médica enfatiza que o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é muito frequente e acomete o trato respiratório de crianças, principalmente aquelas de até dois anos de idade. "Os sintomas são semelhantes ao da gripe e os cuidados que já adotamos em nossas rotinas contra a COVID-19 também são aliados contra o VSR. Lavar bem as mãos (as suas e as da criança); evitar aglomerações com os pequeninos; evitar contato com pessoas que apresentam algum sintoma respiratório; manter uma rotina atualizada de vacinação e, principalmente, amamentar. Este, é sem sombra de dúvidas, fator determinante nesta jornada", explica a pediatra.

A médica reitera que este gesto de carinho fortalece o sistema imunológico e ajuda o organismo dos recém nascidos na prevenção e combate ao vírus. "É fundamental incentivar o aleitamento materno. É um ato único e que auxilia também no desenvolvimento neurológico da criança, sendo de grande importância no desfecho cognitivo da criança", detalha Dra. Talita Cordeschi Corrêa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar