Brasil,

Aumento de dor nas costas na quarentena: a culpa é do sedentarismo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alinny Martins
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Com a quarentena causada pela covid-19 e a mudança de rotinas das pessoas, um dado tem chamado a atenção de especialistas em saúde: a expressão “dor nas costas” teve um aumento de 97% nas pesquisas do Google em apenas dois meses. É um movimento que expressa diretamente o crescimento de ocorrência de dor, onde a falta de atividades físicas é apontada como um importante fator.

Estes dados também foram corroborados em um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde 41% dos entrevistados relatou que começou a sentir quadros dolorosos após o isolamento.

"A ausência de exercícios é prejudicial para a saúde da coluna e do sistema musculoesquelético como um todo, pois causa a perda da massa magra, importante para proteção da nossa estrutura vertebral, e deixa o corpo mais fragilizado. Dessa forma, facilita-se bastante o risco de lesões e o desenvolvimento de doenças nessa região", conta o neurocirurgião com foco de atuação em coluna e mestre pela UNIFESP, Dr. Alexandre Elias.

Por que se mexer?

São muitas as razões. É um hábito que estimula a produção de endorfina, um analgésico natural do organismo; ativa a circulação sanguínea, evitando as doenças cardiovasculares; e movimenta as articulações, aumentando a flexibilidade e resistência.

Além disso, também evita a obesidade, as complicações do diabetes, desenvolvimento de câncer e, por fim, ajuda no tratamento da depressão.

"Quando falamos em atividade física frequente, não significa que o indivíduo precisa praticar esporte de forma intensa todos os dias. Cerca de 30 minutos de exercícios leves a moderados, que inclusive podem estar no contexto de algumas rotinas, já são suficientes. Subir escadas ao invés de pegar o elevador, varrer a casa, lavar o quintal e caminhar são bons exemplos", explica Dr. Alexandre.

O que fazer durante o isolamento?

Cada pessoa deve procurar o que mais se encaixa em seu perfil.

O alongamento pode ser feito até mesmo na cama. Agachamentos, abdominais e outras variações de treino, que são especialmente positivos para o fortalecimento da coluna vertebral, podem ser praticados com algum tipo de orientação online – seja por vídeos ou aulas ao vivo, que estão bastante acessíveis neste momento.

"O importante é se colocar em ação, pensando no corpo como um organismo que precisa de uso constante e cuidadoso para que sua engrenagem funcione plenamente", finaliza Dr. Alexandre Elias.

Para entender mais sobre o assunto e demais doenças da coluna, Dr. Alexandre Elias ainda indica o Guia da Coluna Vertebral: http://bit.ly/guiacolunavertebral

Fonte para entrevista:

Dr. Alexandre Elias

Com mais de 20 anos de experiência, Dr. Alexandre Elias é neurocirurgião de coluna com foco em cirurgia minimamente invasiva, especialista pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), pela Sociedade Brasileira de Coluna Vertebral (SBC), mestre pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e research fellow em cirurgia da coluna vertebral na University of Arkansas for Medical Sciences (EUA).
Facebook Dr. Alexandre Elias
Instagram Dr. Alexandre Elias
Canal Dr. Alexandre Elias
Site Dr. Alexandre Elias


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar