A importância da radiologia no combate à covid-19
Profissionais do setor são essenciais para o combate do novo coronavírus
A covid-19 reafirmou a importância dos profissionais da saúde junto à sociedade e principalmente os profissionais da radiologia, para o diagnóstico preciso para o tratamento da doença. Eles que também estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus. Segundo o Conselho Nacional de Técnicos e Tecnólogos em Radiologia (CONTER), tem mais de 124 mil profissionais inscritos e devidamente habilitados.
Segundo o professor e tecnólogo em radiologia, Francisco Almeida, a categoria está se mostrando a área mais importante no acompanhamento médico das alterações ocorridas nos pulmões devido a Covid-19, com algumas análises das imagens o médico consegue definir qual a região e o quanto este pulmão já está acometido, com as imagens consegue acompanhar a evolução da doença. As imagens de tomografia são visualizadas com padrões de vidro fosco em todo parênquima pulmonar, sendo possível o médico identificar o local exato da lesão.
A tomografia computadorizada é uma modalidade da área da radiologia que estuda as estruturas do corpo através de imagens em "fatias", muito finas, que o médico consegue verificar lesões de tamanhos milimétricos através de padrões de imagens, ou seja, tons de cinza. Este equipamento utilizado radiação ionizante (raio x), desta forma o profissional deve realizar um exame seguro e com orientações ao paciente que estará sendo avaliado.
De acordo com o tecnólogo Francisco Almeida, todas as medidas preventivas que a radiologia adota para limitar a transmissão do vírus estão sendo adotados e segue todos os cuidados de biossegurança. No setor de tomografia computadorizada, a mesa está sendo forrada de maneira adequada. A higienização de todo o equipamento é feita após o exame, e geralmente quando a instituição possui mais de um equipamento, terá uma sala exclusiva para atender clientes com a doença do novo coronavírus. Os protocolos que o departamento de radiologia tem adotado para limitar a propagação da doença são: Utilização de Equipamentos de Proteção Individual, Higienização de Equipamento e Práticas de biossegurança para todos que estiverem no momento do exame.
Os profissionais da radiologia (tecnólogos e técnicos) tem um papel essencial para combater essa pandemia, os radiologistas estão de frente a um quadro de grande necessidade de avaliação correta, ou seja, seus laudos precisam ser precisos. "Eles desenvolvem um papel essencial na aquisição das imagens tomográficas, permitindo qualidade para que o médico radiologista possa exercer sua análise da melhor forma possível" diz Almeida.
Para Francisco, o profissional da radiologia se tornou o membro importante desta equipe multiprofissional no atendimento aos pacientes com covid-19. "Nosso setor mostra para o médico a real situação da região pulmonar, permitindo que tenha um atendimento e tratamento essencial para a melhoria do quadro clínico. A radiologia é o olho do médico quando se visualiza internamento o paciente, que são as imagens produzidas. Fazendo com que toda a situação seja entendida pelo médico para ter a certeza do seu protocolo" pondera.
Mais sobre Francisco Almeida
Tecnólogo em Radiologia com experiência em Radiologia Veterinária, Mestre em Tecnologia Nuclear IPEN/USP, Dhc. em Educação e Jornalista. Docente da Universidade Paulista, Federal Educacional LTDA. Editor Chefe da Revista Científica Encontro X. Escritor, com ênfase em literaturas técnicas de Radiologia, Veterinária e Gestão Hospitalar. Membro da Academia Independente de Letras (AIL), ocupando a cadeira 59, Acadêmico Correspondente FEBACLA, ocupando a cadeira 37. Embaixador da Paz e Comendador Da Justiça de Paz pela Organização Mundial dos Direitos Humanos (signatária da ONU).
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Especialista defende que Brasil desenvolva vacina nacional contra a Covid-19
- Otimizar a jornada do cliente é o diferencial no pós-pandemia da COVID-19
- Médico fala sobre a covid-19 e suas alterações como doença prolongada
- Pandemia de Covid-19 causa retrocesso no combate à tuberculose no Brasil
- Durante a COVID-19 cresce o uso de ferramentas digitais
- LafargeHolcim investe cerca de R$ 50 milhões em ações preventivas e de controle à Covid-19
- Covid-19: esclareça os principais pontos para quem quer viajar neste momento
- Como Imbituba se tornou referência no combate à covid-19
- Estudos do mundo real comprovam: três doses de CoronaVac garantem proteção elevada em idosos e imunossuprimidos
- Operadoras enviaram no ano passado quase 763 milhões de SMS com alertas de risco de desastres naturais e sobre Covid-19
- Como diferenciar os sintomas da gripe e da Covid-19?
- Cajamar chega à marca de 85% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas contra a Covid-19
Adicionar comentário