Como cuidar da saúde mental de crianças e adolescentes na pandemia
Apesar de não pertencerem ao grupo de risco, eles sofrem com a mudança na rotina e as preocupações causadas pelo novo coronavírus
Crianças e adolescentes não fazem parte do grupo de risco da Covid-19, mas o impacto da pandemia sobre a sua saúde mental é tão grande quanto nos adultos, talvez até maior.
Segundo a enfermeira e estudante de psicologia, Katherine Maurente, o mais importante e primordial é transmitir segurança e tranquilidade acerca do assunto atual.
"Durante a quarentena os adolescentes e crianças, mesmo muitos não gostando de ir a escola, sentem falta do social com os amiguinhos. Então, é importante promover encontros virtuais ou até mesmo alguns jogos virtuais, para manterem esses contatos e conversarem sobre o que quiserem.
É muito importante os pais estarem atentos a sentimentos vagos de medo, inseguranças, apreensão, sensação de estranheza, tristeza e desânimo, além de momentos de irritabilidade exacerbada e muitos outros sintomas. O ritmo de sono e o apetite podem ficar alterados, é isso é totalmente aceitável. Preocupante começa a ser a duração e a intensidade e o grau de incapacidade esteja causando", disse a profissional.
Katherine afirma que para amenizar os efeitos do isolamento é importante manter um ambiente harmonioso, alimentação saudável, sono de qualidade, quebrar rotinas, respeitando limites.
"Aproveitar essa quarentena para o convívio familiar, estreitar laços. Fase da adolescência é uma fase que exige esse convívio de diálogo entre os pais", afirma a profissional de saúde.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Especialista defende que Brasil desenvolva vacina nacional contra a Covid-19
- Otimizar a jornada do cliente é o diferencial no pós-pandemia da COVID-19
- Médico fala sobre a covid-19 e suas alterações como doença prolongada
- Pandemia de Covid-19 causa retrocesso no combate à tuberculose no Brasil
- Durante a COVID-19 cresce o uso de ferramentas digitais
- LafargeHolcim investe cerca de R$ 50 milhões em ações preventivas e de controle à Covid-19
- Covid-19: esclareça os principais pontos para quem quer viajar neste momento
- Como Imbituba se tornou referência no combate à covid-19
- Estudos do mundo real comprovam: três doses de CoronaVac garantem proteção elevada em idosos e imunossuprimidos
- Operadoras enviaram no ano passado quase 763 milhões de SMS com alertas de risco de desastres naturais e sobre Covid-19
- Como diferenciar os sintomas da gripe e da Covid-19?
- Cajamar chega à marca de 85% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas contra a Covid-19
Adicionar comentário