Soluções auxiliam no combate e tratamento do novo coronavírus

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabiana Groppo
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

Nos últimos meses, várias ações e soluções têm sido desenvolvidas para atender as necessidades de hospitais, consultórios e pacientes. De itens de proteção aos profissionais da saúde a materiais que auxiliam no tratamento dos acometidos pelo Covid-19, empresas intensificam pesquisa e produção para oferecer produtos com tecnologia.

Localizada em Cerquilho, interior de São Paulo, a Cipatex®, líder em revestimentos sintéticos, intensificou a produção de materiais voltados ao setor hospitalar e ampliou seu portfólio para atender o segmento. Para revestir colchões e travesseiros, a empresa possui a linha Facto Med®, que além da proteção contra bactérias e fungos e da impermeabilização permanente, tem acabamento sedoso e maleável para garantir conforto. Devido às vantagens técnicas, o revestimento também foi utilizado na confecção de kit de peças hospitalares para auxiliar no tratamento da insuficiência respiratória aguda, secundária ao Covid-19.

O conjunto é formado por quatro almofadas em formatos diferenciados e adequados, com espuma especial e revestimento tecnológico para possibilitar que o paciente que precisa de respirador artificial fique acomodado na posição prona ou “de bruços”. O kit foi desenvolvido pela empresa Alphamaster Colchões, de Presidente Prudente/SP, em parceria com um hospital de ponta da cidade de São Paulo.

Segundo o sócio-proprietário da Alphamaster, Luís Antônio Dassan, o projeto teve início um pouco antes da pandemia do novo coronavírus, atendendo a necessidade do hospital interessado em utilizar as peças em pacientes com insuficiência respiratória aguda que precisavam de respirador. “Agora, o conjunto também pode atender os casos graves de Covid-19 que estão na unidade de terapia intensiva e necessitam do tratamento com respirador”, explica. Ele diz que a espuma balanceada e anatômica garante que o paciente fique adequadamente posicionado e o revestimento Facto® Med com conforto térmico permite que a transpiração seja a menor possível, o que ajuda a evitar lesões na pele.

Devido ao aumento da demanda por leitos nos hospitais, Dassan afirma que também aumentou a produção de colchões hospitalares com o revestimento tecnológico. Conforme Fernando Brandão, químico da Cipatex®, a aplicação do Facto® Med neste tipo de ambiente traz vários benefícios, como diminuição dos riscos de contaminação cruzada de fungos e bactérias entre os pacientes, controle de odores, inibição de formação de biofilmes, praticidade de limpeza e higienização e maior comodidade.

Para atender outra necessidade do mercado, a Cipatex® passou a produzir artigos em PVC para vestimentas de profissionais da saúde, seja equipe hospitalar, consultórios médicos ou odontológicos. Impermeáveis, as linhas Cilontex® Med e Cipalan® Med podem ser usadas na confecção de avental e macacão, equipamentos essenciais para garantir proteção no atendimento aos pacientes.

“Os artigos para vestuários passaram por ensaios descritos em especificação técnica para oferecer flexibilidade, leveza e segurança aos profissionais que estão mais expostos ao risco de contaminação”, frisa Cícero Mourato Henriques, gestor de produtos da Cipatex®.

A cirurgiã-dentista, Cláudia Jammal Fued Mattar Ribeiro, conta que foram realizadas diversas mudanças na rotina de atendimento no consultório e adicionados novos equipamentos de proteção, como macacão impermeável, avental descartável e viseira por cima da máscara. “Seguimos um protocolo de segurança rigoroso e optamos por usar o macacão com laminado impermeável para garantir ainda mais proteção e pela facilidade de higienização, já que o material pode ser desinfectado com álcool 70%”, comenta. Ela diz, ainda, que a vestimenta é confortável e permite flexibilidade para realizar todos procedimentos nos pacientes.

Segundo Silvio Martins, gerente de marketing da Cipatex®, a empresa já tinha uma forte presença no mercado de saúde e diante do novo cenário ampliou pesquisas e testes para criar e adaptar soluções. “Os produtos seguem os principais requisitos do mercado e suprem as necessidades atuais do setor. Mesmo após a pandemia, acreditamos que a demanda pelos produtos deve continuar”, finaliza.

Sobre o Grupo Cipatex®

Há 56 anos o Grupo Cipatex® oferece ao mercado soluções confiáveis e inovadoras em revestimentos sintéticos, buscando sempre uma posição de vanguarda, com responsabilidade social e ambiental. Criada em 1964, a companhia se diversificou constantemente e hoje conta com uma linha de produtos que atende aos setores de calçados, piscinas, bolsas e acessórios, utilidades domésticas, construção, móveis, vestuário, automóveis, esporte e lazer, brindes, material escolar e comunicação visual. Por essa dedicação tornou-se líder na fabricação de revestimentos sintéticos. Ao todo, a Cipatex® conta com cerca de 1.200 colaboradores distribuídos em cinco plantas industriais.