Coronavírus: rinoplastia requer mais cuidados em cirurgias durante a pandemia

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ari Lemos
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

Coronavírus: rinoplastia requer mais cuidados em cirurgias durante a pandemia

Um dos procedimentos cirúrgicos mais comuns tem aumento de medidas de proteção para médicos e pacientes; escolha da técnica cirúrgica tem influência no resultado e tempo frio é boa época para recuperação

A chegada do tempo frio também representa a época ideal para a realização de cirurgias estéticas. Por outro lado, com o aumento progressivo de casos do coronavírus no Brasil, diversos procedimentos considerados eletivos tiveram que ser adiados. Ainda assim, hospitais de Curitiba estão redobrando os cuidados para garantir segurança durante a operação.

“As cirurgias estão sendo feitas no período da pandemia, mas os cuidados são completamente diferentes, levando sempre em conta a segurança do paciente e da equipe médica”, afirma Fábio Maniglia, otorrinolaringologista do Hospital IPO.

Considerada um dos procedimentos mais comuns, a rinoplastia é responsável por cerca de 5% de todas as intervenções estéticas no país, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Durante os meses de inverno, a cirurgia, geralmente, tem uma alta no número de procedimentos. “Em termos de recuperação, as temperaturas baixas contribuem para que o local fique menos inchado e neste período o sol aparece pouco diminuindo a exposição que não é aconselhável após a rinoplastia”.

Quem não quiser adiar a operação deve cumprir uma série de medidas preventivas. Além de realizar o teste para diagnóstico da COVID-19 na semana do procedimento, é preciso submeter-se a uma triagem clínica: pacientes com frequência cardíaca aumentada, febre, dor de garganta, dificuldade para respirar ou com qualquer sintoma gripal, devem ter a cirurgia cancelada. A equipe médica também está sendo testada semanalmente para garantir o máximo de segurança.

“Mudamos o fluxo dos pacientes dentro do hospital que farão cirurgia a fim de evitar que tenha contato com o pronto atendimento, deixá-lo em um quarto sozinho , e manter o isolamento social sete dias antes e depois da cirurgia, também são medidas fundamentais a proteção do paciente e dos profissionais”, ressalta Fábio Maniglia.

Assim, além de uma esterilização mais abrangente e minuciosa e da utilização constante dos equipamentos de segurança, todos os cuidados estão sendo tomados para a segurança e o conforto de todos. “As cirurgias estão em um ritmo diferente, já que os cuidados de esterilização e com os pacientes estão redobrados. Mas estão muito mais seguras em relação ao coronavírus e devemos continuar assim, para que as coisas andem de maneira satisfatória para todos”.

Cuidados regulares antes e depois

Além do período de isolamento, é importante manter todos os cuidados regulares após o procedimento da rinoplastia. Nos primeiros dois dias, o paciente deve se manter em repouso e realizar a compressa gelada nos olhos. O esforço físico só é permitido após duas semanas da operação e, após 60 dias, o paciente pode tomar sol.

Técnica influencia no resultado

Seja com finalidade estética ou funcional (quando o paciente tem dificuldade na respiração) a rinoplastia busca pela satisfação total do paciente. Por isso, além da escolha do profissional,que é de extrema importância , é importante escolher a técnica mais adequada e o formato do nariz que trata mais harmonia para o cada rosto.

Na rinoplastia aberta, o profissional realiza uma pequena incisão na columela (localizada entre as narinas) para erguer a pele do nariz e ter uma melhor visibilidade no procedimento. Por outro lado, a técnica fechada tem a vantagem de não deixar cicatrizes visíveis, mas o cirurgião completo deve saber fazer as duas técnicas e julgar o que é melhor para cada paciente.“O mais importante é que as pessoas entendam que nunca vão ter o nariz igual de outra pessoa. Podemos pegar características daquele nariz que achou bonito para que fique com um estilo semelhante , mas com proporções diferentes, ideais para seu tipo de rosto”, conclui.