Hospitais usam tecnologia para promover encontro on-line entre familiares e pacientes internados por Covid-19
O projeto “Visita Virtual” tem garantido acolhimento aos pacientes internados pelo novo coronavírus, além de prestar informações aos familiares sobre o tratamento
A impossibilidade de visitas às pessoas internadas devido ao novo coronavírus, como ocorre com a maior parte dos casos, inspirou a criação de alternativas capazes de aproximar pacientes dos familiares.
No Norte do País, hospitais públicos e privados gerenciados pela Pró-Saúde no Pará, implantaram o projeto “Visita Virtual”. A ação utiliza a tecnologia para diminuir as distâncias e faz parte do Programa de Humanização da entidade, com foco no acolhimento do paciente, além ajudá-los na recuperação.
No município de Santarém, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), referência na região Oeste do Estado para casos graves da Covid-19, as visitas aos pacientes em isolamento acontecem por meio de chamadas de vídeo, com apoio da equipe de enfermagem. A unidade também fornece, diariamente, informações por telefone aos familiares sobre o tratamento e estado de saúde.
Segundo Valdirene Carrera, coordenadora de Filantropia da Pró-Saúde, a iniciativa da visita virtual fortalece o vínculo com o paciente e pode ajudar no processo da recuperação. “A proximidade dos familiares no processo de tratamento é muito importante para diminuir a ansiedade, contribui para o elo familiar e se torna um acolhimento essencial, respeitando as necessidades do momento”, explica.
Durante a pandemia, a necessidade de adaptação
No Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém, a visita virtual é um projeto realizado desde 2015. Diante da pandemia, além de ampliado para atender os pacientes internados pela Covid-19, a unidade intensificou os cuidados com a higienização, já que o contato entre o paciente e familiares é realizado por meio de um tablet.
João Cardoso, de 80 anos, se surpreendeu com a iniciativa do HPEG. Em tratamento para se curar do coronavírus, o paciente destaca a importância da ação para o seu emocional. “As ligações são muito importantes pra mim, minha família é tudo na minha vida! Ter a oportunidade de me comunicar com meus familiares é muito bom, ajuda a diminuir a saudade e a ansiedade por estar longe dos meus filhos”, diz.
Ações especiais
Em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém (PA), profissionais de psicologia e enfermagem incorporaram mensagens de voz de familiares no tratamento prestado aos pacientes internados pelo novo coronavírus no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE).
A técnica mistura tecnologia e terapia em busca de estímulos que possam auxiliar no quadro clínico e contribuir de forma física, psíquica e emocional aos pacientes.
"A presença do familiar é de extrema importância para a evolução positiva do quadro clínico, pois fortalece no paciente a sensação de acolhimento ao ouvir uma voz conhecida. Nesse momento de pandemia, por conta das restrições de visitas, isso poderia ser um dano. Então, trazemos a voz do familiar e de outros recursos para aproximar os nossos pacientes de quem eles amam", destaca Emily Antunes, psicóloga clínica da Pró-Saúde.
A humanização e a Pró-Saúde
Segundo Valdirene, a humanização no ambiente hospitalar pode ser vista como a ação de oferecer um tratamento seguro e de qualidade, com atenção a todos os aspectos dos pacientes, sejam físicos, mentais ou espirituais.
“Essa tem sido o objetivo inerente aos hospitais gerenciados pela Pró-Saúde em todo o País. O Dia da Humanização é lembrado em 9 de junho. Não vamos poder realizar ações específicas para a data devido a pandemia no coronavírus, mas é possível se adaptar e continuar traduzindo em ações concretas a importância da humanização no ambiente hospitalar, para as pessoas e nas comunicações”, conclui Valdirene.
Sobre a Pró-Saúde
A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa à promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 24 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Especialista defende que Brasil desenvolva vacina nacional contra a Covid-19
- Otimizar a jornada do cliente é o diferencial no pós-pandemia da COVID-19
- Médico fala sobre a covid-19 e suas alterações como doença prolongada
- Pandemia de Covid-19 causa retrocesso no combate à tuberculose no Brasil
- Durante a COVID-19 cresce o uso de ferramentas digitais
- LafargeHolcim investe cerca de R$ 50 milhões em ações preventivas e de controle à Covid-19
- Covid-19: esclareça os principais pontos para quem quer viajar neste momento
- Como Imbituba se tornou referência no combate à covid-19
- Estudos do mundo real comprovam: três doses de CoronaVac garantem proteção elevada em idosos e imunossuprimidos
- Operadoras enviaram no ano passado quase 763 milhões de SMS com alertas de risco de desastres naturais e sobre Covid-19
- Como diferenciar os sintomas da gripe e da Covid-19?
- Cajamar chega à marca de 85% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas contra a Covid-19
Adicionar comentário