150 médicos usam telemedicina para emitir laudos de coronavírus para todo o país
Brasil conta com mais de 5.000 tomógrafos, que podem ser usados para o rápido diagnóstico da infecção
Em meio à falta de reagentes para os exames do novo coronavírus (Covid-19), a tomografia computadorizada se tornou uma alternativa para o diagnóstico mais rápida da doença1. Com laudo pronto em até 35 minutos, é possível identificar com agilidade os pacientes que precisam de cuidados especiais. No Brasil, existem mais de 5.000 tomógrafos espalhados por todas as regiões, de acordo com o Ministério da Saúde2.
Para atender ao aumento no número de tomografias, a One Laudos (onelaudos.com.br) uniu 150 radiologistas capazes de atender remotamente a todo o país, por meio de telerradiologia. Esses profissionais ficam em São Paulo e já emitem, hoje, mais de 70 mil laudos de exames por mês para 16 estados presenciais e à distância, sendo uma média de 45 mil tomografias ao ano. A expectativa é que, a exemplo do que ocorreu na China e em outros países, o volume de laudos aumente significativamente nos próximos meses.
“Os radiologistas especializados em tórax podem fazer o laudo da forma mais rápida e correta. Infelizmente, esses profissionais estão concentrados em alguns polos e cidades”, explica o radiologista Dr. Augusto Romão, CEO da One Laudos. “Com a telerradiologia, o especialista recebe as informações que são coletadas em qualquer tomógrafo, em qualquer cidade com acesso à internet, analisar e enviar rapidamente o resultado, a qualquer hora do dia.”
Dr. Augusto Romão destaca, porém, que a tomografia não substitui os exames de laboratório. “A tomografia salva vidas, porque o médico pode ver as condições do pulmão e adotar a melhor conduta rapidamente, antes mesmo de ver o resultado do RT-PCR e da contraprova. Ainda assim, para ter certeza que o agente causador da infecção é o Covid-19, é preciso esperar os resultados dos exames virais”, explica.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>