SP cria Plano de Risco e Resposta Rápida para coronavírus
A Secretaria de Estado da Saúde criou um Plano de Risco e Resposta Rápida para monitorar o avanço do coronavírus. Embora a circulação esteja restrita à China, a secretaria mobilizou uma rede para observar o cenário internacional, bem como dialogar com o Ministério da Saúde e os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) em São Paulo.
De acordo com o deputado Edmir Chedid (DEM), a atividade será acompanhada pela Assembleia Legislativa (Alesp), por meio da Comissão de Saúde. Nesta terça-feira (28), o parlamentar havia confirmado a preocupação do Poder Legislativo com o avanço da doença no país de origem. “É preciso estar atento a fim de evitar a proliferação mundial do vírus”, disse.
Membro efetivo da Comissão de Saúde, o parlamentar destacou que as autoridades internacionais analisam a dinâmica de transmissão do vírus, suas manifestações clínicas e sua fonte de infecção. “A secretaria está difundindo à rede de saúde estadual as recomendações iniciais de prevenção, baseadas nos protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS)”.
Não há caso confirmado de coronavírus no país ou no Estado. Por isso, não há recomendação estrita aos que residem no território nacional. “Mas é importante seguir os mesmos cuidados previstos na ‘etiqueta respiratória’, com relação à gripe. Cubra a boca ao tossir ou espirrar, lave as mãos frequentemente e não compartilhe objetos de uso pessoal”, completou.
Assistência
Os profissionais da saúde deverão orientar a identificar casos suspeitos com critérios clínicos e epidemiológicos. Do ponto de vista clínico, devem ser observados casos com febres e sintomas respiratórios, como dificuldade para respirar, associados a histórico de viagem na área com circulação do vírus, contato com caso suspeito ou confirmado para coronavírus.
Como toda doença infecciosa, o tratamento do coronavírus é realizado conforme o quadro clínico do paciente e deve ser iniciado imediatamente, independentemente da confirmação laboratorial. Se necessário, amostras deverão ser coletadas o mais rápido possível e enviadas ao Instituto Adolfo Lutz, laboratório de referência nacional situado em São Paulo.
Notificação
Os casos suspeitos de infecção pelo coronavírus devem ser notificados pelo serviço de saúde que atender o paciente imediatamente, em até 24 horas. A comunicação deve ser feita à respectiva Secretaria Municipal de Saúde e ao CIEVS estadual (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde), por telefone (0800 555 466) ou e-mail ().
As informações devem ser inseridas na ficha de notificação definida pelo Ministério da Saúde. Os interessados em saber sobre o cenário nacional podem consultar o site do Ministério da Saúde. As novidades sobre o cenário internacional estão relatadas nos boletins da OMS. “É importante que todos estejam atentos contra esta ameaça”, finalizou Edmir Chedid.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Especialista defende que Brasil desenvolva vacina nacional contra a Covid-19
- Otimizar a jornada do cliente é o diferencial no pós-pandemia da COVID-19
- Médico fala sobre a covid-19 e suas alterações como doença prolongada
- Pandemia de Covid-19 causa retrocesso no combate à tuberculose no Brasil
- Durante a COVID-19 cresce o uso de ferramentas digitais
- LafargeHolcim investe cerca de R$ 50 milhões em ações preventivas e de controle à Covid-19
- Covid-19: esclareça os principais pontos para quem quer viajar neste momento
- Como Imbituba se tornou referência no combate à covid-19
- Estudos do mundo real comprovam: três doses de CoronaVac garantem proteção elevada em idosos e imunossuprimidos
- Operadoras enviaram no ano passado quase 763 milhões de SMS com alertas de risco de desastres naturais e sobre Covid-19
- Como diferenciar os sintomas da gripe e da Covid-19?
- Cajamar chega à marca de 85% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas contra a Covid-19
Adicionar comentário