O profissional médico não é treinado para gerir o próprio negócio
Sarina Occhipinti, especialista em clínica médica, diretora do Instituto Sari
Estudar muito, passar no vestibular, fazer seis anos de faculdade e mais outros dois de residência, especializar-se, trabalhar arduamente e tornar-se um profissional respeitado, em dia com a ética e em compromisso com a vida. Ser médico é passar por essas e outras etapas. Nós, médicos, trabalhamos muito e nos orgulhamos do papel que assumimos em sociedade. Porém, não fomos ensinados a gerir nosso próprio negócio, assim como acontece em inúmeras outras profissões. Somos médicos. Aprendemos medicina, não administração.
Talvez, por isso, quando abrimos clínicas particulares, temos dificuldade de geri-las e nos atrapalhamos nas contas. De acordo com o Conselho Federal de Medicina, 55% dos médicos exercem de duas a três atividades. Por semana, a carga horária média de profissionais da área é de 60 horas. E 73,9% não é proprietário da empresa onde trabalha. Ou seja, não sobra tempo para aprender a administrar os negócios. E quando não aprende e resolve abrir o próprio consultório, o médico esbarra numa série de erros.
O primeiro deles é não conseguir formar a equipe ideal para trabalhar na empresa. Contratar profissionais que não estão de acordo com o propósito da clínica pode prejudicar o desenvolvimento e a imagem. Um consultório de nutrologia, com o propósito de promover uma alimentação orgânica e saudável, precisa selecionar candidatos que veem a boa nutrição como um valor essencial à vida. O termo “vestir a camisa da empresa” faz diferença aqui.
Quando se trata de empresa com muitos funcionários, a promoção de técnicas de engajamento para trabalho em time é um passo muito importante na formação de uma equipe perfeita. É essencial que a equipe esteja em sintonia com os propósitos e resultados da empresa. Esse engajamento pode ser um critério de avaliação do colaborador, reconhecendo-o e premiando-o. Atentar-se a isso é lembrar que você não é só médico: você é médico e líder de uma empresa.
Outro ponto é quando o médico mistura suas contas pessoais com as da empresa. O resultado pode ser uma catástrofe. Além disso, o cálculo do preço de procedimentos e consultas deve se basear em pesquisas de mercado e considerar custos e gastos. Não é pecado buscar o preço justo para não ter prejuízos.
O custo mensal do consultório deve sempre ser conhecido e compreendido. Isso depende do uso de ferramentas adequadas de controle, como sistemas de gestão, relatórios apropriados e estratégia de custo e investimento. Uma dica valiosa é buscar profissionais que possam ajudar na administração da empresa e aproveitar a modernização para extrair o que há de melhor na tecnologia. Já existem no mercado aplicativos e sistemas de programação que auxiliam médicos e profissionais autônomos a gerir os próprios negócios.
Um profissional atualizado, com o domínio de tecnologias, ciente da importância de uma boa organização financeira, consegue fazer o seu melhor no atendimento a seus pacientes.
Sobre Sarina Occhipinti
Sarina Occhipinti é especialista em Clínica Médica e em Nutrição Funcional, do Instituto Sari. Atua há 23 anos em ambulatório de obesidade e regulação hormonal, sendo também pós-graduada em Homeopatia e em Manutenção da Homeostase Endócrina e Prevenção de Doenças Relacionadas à Idade. Sarina é certificada em Bioquímica do Metabolismo aplicado à Obesidade e Doenças Crônicas e Degenerativas e em Endocrinologia Avançada pela A4M (Universidade de Washington). É também membro da American Anti-AgingAcademy, da Associação Brasileira de Ozonioterapia e da Associação de Médica de Prática Ortomolecular.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário