Desconforto ao ir ao banheiro? Pode ser sintoma de lesões na região do ânus!
Especialista do Hospital 9 de Julho explica que as lesões anorretais mais comuns são doenças hemorroidárias, fissura e fístula e comenta as diferentes causas
Dificuldade para ir ao banheiro, dores na hora da evacuação e sangramentos. Segundo o Dr. Carlos Sobrado, coloproctologista do Centro de Gastroenterologia do Hospital 9 de Julho, esses sintomas podem caracterizar doenças como fissuras, hemorróidas e fístulas. “O ânus é extremamente vascularizado e, por isso, mais sensível a incômodos como um vaso inchado (hemorroida), por exemplo. Esse tipo de problema pode impactar grandemente a rotina dos pacientes e precisa ser tratado”.
O especialista explica que as lesões anorretais são um tabu na sociedade, o que atrapalha o diagnóstico rápido. “O tratamento das lesões depende do estágio da doença. Alguns casos podem ter indicação para medicação local com pomadas, mas outros precisam ser cirúrgicos. Por isso, é importante procurar um médico no início dos sintomas”.
Para diferenciar cada lesão e entender suas causas, o Dr. Sobrado listou quais são as principais doenças anorretais. Confira!
Fissura anal: É uma ferida pequena (úlcera), comum em pessoas com prisão de ventre e má alimentação com pouca ingestão de água, o que dificulta a evacuação. “As fezes desses pacientes saem duras, secas e volumosas e costumam provocar machucados ao redor do ânus” explica o Dr. Sobrado, que reforça que as feridas também podem aparecer após episódios de forte diarreia, por conta de fezes ácidas. A fissura anal costuma ser aguda com cicatrização após 2 a 4 semanas de tratamento. Mas também pode ser causada pela doença de Crohn, retocolite ulcerativa, câncer de ânus ou mesmo pela herpes.
Doença hemorroidária: Ocorre quando os vasos no ânus (hemorroida) se dilatam e inflamam causando incômodos e sangramentos. A inflamação pode ficar exposta durante a evacuação (prolapso). O Dr. Sobrado explica que aproximadamente 30% da população acima de 40 anos têm inflamação hemorroidária. “É uma doença comum e alguns casos precisam de cirurgia para a retirada das veias comprometidas (hemorroidectomia)” esclarece o médico. Atualmente, já é possível realizar este procedimento de forma minimamente invasiva, com a Desarterialização Hemorroidária. Por meio dele, é possível diminuir o tempo de recuperação do paciente e evitar que a doença volte.
Abscesso anal: É uma lesão caracterizada por nódulo anal doloroso, com secreção (pus). A causa mais comum é a inflamação e infecção de glândulas que ficam dentro do ânus, o que acontece em aproximadamente 90% dos casos. “Os 10% restantes podem ser câncer, doença inflamatória intestinal, traumas ou tuberculose” esclarece o especialista. O sintoma principal é a dor na região anal provocada por um nódulo que pode causar febre e mal-estar. “Alguns pacientes podem sentir dificuldade para urinar e sangue misturado com as fezes”.
Fístula anal: A principal queixa do paciente com essa lesão é a secreção (pus) no ânus. A fístula costuma aparecer depois da drenagem de um abscesso. É comum ficarem fechadas por alguns meses e apresentarem recorrência para drenagem do pus e dor local. “Em pacientes com suspeita de outras afecções como câncer e doença de Crohn, a colonoscopia é o exame mais indicado para diagnóstico”. Importante ressaltar que as fístulas complexas, já operadas previamente, devem ser sempre tratadas por cirurgiões especialistas, experientes e familiarizados com a doença, uma vez que não são raros os casos de recidiva e incontinência fecal, se não forem adequadamente conduzidas.
Para evitar lesões anorretais o Dr. Sobrado indica investir em hábitos saudáveis, rotina de exercícios físicos e alimentação equilibrada, rica em alimentos com fibras, beber bastante líquido e evitar o excesso de bebidas alcoólicas.
Sobre o Hospital 9 de Julho: fundado em 1955, em São Paulo, o Hospital 9 de Julho tornou-se referência em medicina de alta complexidade com destaque para as áreas de Neurologia, Oncologia, Onco-hematologia, Gastroenterologia, Endoscopia Digestiva, Ortopedia, Urologia e Trauma. Possui um Centro de Medicina Especializada com atendimento em mais de 50 especialidades e 14 Centros de Referência: Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional; Rim e Diabetes; Cálculo Renal; Cardiologia; Oncologia; Gastroenterologia; Controle de Peso, Infusão, Medicina do Exercício e do Esporte; Reabilitação; Clínica da Mulher; Longevidade, Doenças Inflamatórias Intestinais (CDII) e Trauma. Com cerca de 2,5 mil colaboradores e seis mil médicos cadastrados, o complexo hospitalar possui 470 leitos, sendo 102 leitos nas Unidades de Terapia Intensiva, Centro Cirúrgico com capacidade para até 22 cirurgias simultâneas, inclusive com duas salas híbridas (com equipamento de Hemodinâmica e Ressonância Magnética) e três para robótica, incluindo a Sala Inteligente, que permite a realização de cirurgias em sequência.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário