Instituições de ensino a distância aumentam 133% após decreto do MEC
No ano passado, um decreto regulamentando o ensino a distância (EAD) no Brasil possibilitou uma maior flexibilização na oferta de novos cursos na modalidade. Como reflexo desta nova regra, o Ministério da Educação (MEC) registrou, em um ano, um crescimento de 133% no número de polos de ensino a distância no país. Antes do decreto, eram 6.583 e, atualmente, este número saltou para 15.394.
Os polos de educação a distância são locais devidamente credenciados pelo MEC, próprios para o desenvolvimento descentralizado de atividades pedagógicas e administrativas relativas aos cursos e programas ofertados à distância. Nos polos, os estudantes usufruem de atividades de tutoria presencial e da infraestrutura para os estudos – biblioteca, laboratórios, teleaulas etc. As provas também são aplicadas neste espaço.
O decreto deu autonomia para as instituições criarem seus próprios polos, sem a necessidade de uma visita prévia de um representante do MEC, desde que respeitem parâmetros de qualidade definidos pelo governo. Assim, o número de polos que uma instituição pode criar é calculado de acordo com o conceito institucional (CI) da escola, avaliado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep).
Quanto mais alto o conceito, mais polos uma faculdade poderá criar. Instituições com CI 3 (o mínimo satisfatório) podem ter até 50 polos; o CI 4 permite a criação de até 150 polos; e, se o CI for 5, a instituição pode criar até 250 polos.
Sem a obrigatoriedade das visitas prévias aos polos, apenas as sedes das instituições passam pelo processo de avaliação. Nessa etapa, os avaliadores verificam a estrutura oferecida e a quantidade de estudantes atendidos no espaço físico do campus.
A nova regra também autoriza o credenciamento de instituições exclusivas para ensino a distância. As instituições públicas, por sua vez, ficam automaticamente credenciadas para a oferta de cursos a distância.
Esta flexibilização tem o objetivo de facilitar o acesso da população ao ensino superior e ajudar o país a atingir a meta 12 do Plano Nacional de Educação (PNE), que determina a elevação da taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% e a taxa líquida para 33%.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>