Brasil,

Em um mês, EUA emitem 65% dos vistos de turismo concedidos em 2021 para brasileiros

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Thomaz
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

Busca por autorizações de entrada no país continua a crescer após reabertura dos consulados

Levantamento realizado pelo escritório de advocacia imigratória AG Immigration mostra que, em janeiro de 2022, foram emitidos 51.947 vistos americanos para brasileiros. Destes, a grande maioria (99%) são do tipo não-imigratório, ou seja, que não concede ao portador o direito de residir permanentemente nos Estados Unidos (ter o green card).

Como de costume, o visto mais expedido foi o B1/B2, que permite à pessoa entrar nos EUA por um período máximo de 180 dias para realizar turismo ou negócio. Foram 46.905 emissões, o que já representa 65,4% do total de aprovações deste visto em todo o ano de 2021.

Desde a reabertura das atividades consulares, em 8 de novembro do ano passado, a concessão de vistos de turismo – e vários outros – saltou drasticamente. Os consulados americanos no Brasil passaram meses fechados em razão da pandemia da Covid-19.

Somando-se todos os vistos, janeiro teve 51.432 permissões de entrada dadas a brasileiros, um total 2,2% maior do que as 50.794 de dezembro.

Fuga de talentos

Entre os vistos não-imigratórios, também chama atenção a alta quantidade de emissões do visto L-1, destinado à transferência de executivos de empresas brasileiras para filiais nos EUA. Foram 704 aprovações em janeiro. O número é 30% inferior ao de dezembro, mas ainda suficiente para colocar o visto na quarta colocação entre os mais populares do mês.

“Além de muitas empresas estarem buscando o mercado americano, abrindo escritórios nos EUA, existe uma vontade crescente dos brasileiros, em especial os que têm muita qualificação acadêmica, de viver no país. Não é um comportamento recente, mas que se acentua em momentos de crise política e econômica e de eleições, como o atual”, analisa o CEO da AG Immigration, Rodrigo Costa.

Os vistos L-2, que são aqueles concedidos para cônjuges e filhos de titulares do L-1, também registraram alta, chegando a 963 autorizações. Já os vistos de estudante J-1 (729) e F-1 (424) completam a lista dos cinco mais disponibilizados em janeiro.

Vistos imigratórios

Na classificação dos Estados Unidos, vistos imigratórios são aqueles que, ao serem concedidos a um estrangeiro, automaticamente garantem a ele o status de residente permanente legal – também conhecido como green card. Na prática, é como se o imigrante tivesse os mesmos direitos de um cidadão americano, com algumas poucas restrições.

Entre os vistos imigratórios, os mais concedidos a brasileiros foram o E2 (159 emissões) e o E3 (57), dados respectivamente para cônjuges e filhos de certos funcionários e ex-funcionários dos Estados Unidos no exterior. Estes, por sua vez, recebem os vistos E1, que em janeiro somaram 44 emissões.

Completam a lista dos cinco vistos imigratórios mais populares em janeiro o IR-5 e o FX, usados por quem já mora nos Estados Unidos para levar parentes ao país, com o intuito de que eles também se tornem residentes permanentes.

O levantamento não contabiliza os vistos EBs, cujas aprovações são divulgadas à parte, no início de cada ano, pelo Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS, na sigla em inglês). No ano fiscal americano de 2021 – que vai de outubro de 2020 a setembro de 2021 –, houve crescimento de 18,1% na emissão destes vistos para brasileiros.

Sobre Rodrigo Costa - CEO da AG Immigration

Rodrigo Costa possui vasta experiência profissional na área de negócios, tecnologia e marketing, tendo atuado com consultoria em diversas multinacionais no Brasil, ajudando-as a melhorar sua performance financeira. É especialista em mercado de trabalho americano e CEO de um dos mais renomados escritórios de imigração dos Estados Unidos.

Sobre a AG Immigration

A AG Immigration é um dos principais escritórios de advocacia imigratória dos Estados Unidos, auxiliando brasileiros e cidadãos do mundo todo no processo de obtenção de vistos americanos, como EB-1, EB-2, EB-3 e o green card, entre tantos outros. É fundada pelo consultor de negócios Rodrigo Costa e pelo advogado de imigração brasileiro/americano Felipe Alexandre, que figura há cinco anos na lista “Top 10 Immigration Lawyers in the State of New York”, elaborada anualmente pelo American Institute of Legal Counsel.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar