O turismo doméstico é a nova aposta para a retomada ainda em 2020
Depois de um período estagnado, o turismo já vê perspectivas gradativas em seu mercado
Ao longo dos séculos o turismo foi evoluindo, se atualizando e tornando-se este um mercado promissor, como apontam pesquisas. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) divulgou que, os desembarques nacionais em aeroportos brasileiros totalizaram no mês de janeiro de 2020, 9.447.184 milhões e em janeiro de 2019 somaram 9.126.016 milhões, o que já mostrava o avanço e o crescimento do mercado para este ano.
Contudo, com a pandemia causada pela COVID-19, as promissoras pesquisas e estudos sobre a possível estimativa e lucro do turismo mundial para 2020 deixaram o lugar para as perdas. O turismo que, em 2018, correspondia a 8,1% do PIB nacional pode ultrapassar R$ 161 bilhões de perdas em 2020 e 2021, segundo um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas.
Após um longo período de inatividade e paralisação, o mês de julho se mostrou próspero com as vendas alcançando 77% das operadoras de turismo. Em abril, as vendas atingiram apenas 24% das empresas, de acordo com o balanço do 1° semestre de 2020 realizado pela Associação Brasileira das operadoras de turismo (Braztoa) em parceria com o Laboratório de Estudos em Sustentabilidade e Turismo da Universidade de Brasília (LETS/UnB).
Segundo a Sócia-Diretora da Meri’s Viagem & Lazer, Simone Andrade Barata, o estudo mostra que esse avanço e mudança de comportamento dos turistas pela procura por viagem possa ser ocasionado na junção da vontade de viajar e o home office, e também da possibilidade das aulas online serem realizados de qualquer lugar. “Essa procura é resultado da tentativa de mudar a rotina na medida do possível”, complementa Simone.
As perspectivas apontam para uma retomada das viagens com a chegada do verão e das férias de final de ano, um levantamento feito pela plataforma Hoteis.com com informações do Ministério do Turismo demonstrou que mais da metade dos brasileiros pretendem viajar com o fim da pandemia. E com a alta do dólar, as portas dos países ao redor do mundo fechadas para o Brasil, o receio de ir muito longe, a procura por segurança e a alta nas palavras-chave “turismo doméstico” nas pesquisas do Google indicam que o turismo nacional será a solução para quem quer vender e quem quer viajar ainda em 2020.
E entre os locais mais procurados e desejados estão:
1° Florianópolis (32%);
2° Fortaleza (29%);
3° Recife (23%);
4° Rio de Janeiro (22%);
5° Salvador (20%).
A pesquisa ainda divulgou que, mais da metade dos entrevistados disseram que viajarão com a família e quase todos concluíram que aumentarão seus hábitos de viajar.
Este momento muda a perspectiva no turismo e faz com que a valorização das viagens internas seja crescente. “O Brasil ainda pode ser explorado e muitos roteiros podem ser criados, espera-se que este seja o tempo para apreciar e reconhecer as belezas do nosso país”, finaliza Simone.
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