Escondidinho de Carne Seca: Um Clássico Nordestino
Confira esta receita do clássico Escondinho com um toque especial!
O escondidinho de mandioca e carne-seca é um clássico prato nordestino.
Geralmente feito com carne-de-sol, jabá (charque ou carne-seca), também pode ser encontrado com frango desfiado e carne moída, coberto com purê de mandioca ou de batata e gratinado com queijo coalho.
Nesta versão, o utilizamos o Chimichurri de Alho Negro para dar um sabor ainda mais especial à este típico prato brasileiro!
Ingredientes
50g de Chimichurri de Alho Negro
800g de Carne seca
1 Alho
100ml de Creme de leite
1/2 Cebola
200ml de Leite ou 100ml de Leite de Coco
120g de Queijo Coalho (ou Parmesão) p/ gratinar
50g de Manteiga
500g de Mandioca
1 Pimenta Dedo de Moça
Sal à gosto
Pimenta Preta à gosto
Modo de Preparo
Deixe a carne seca de molho (de preferência de um dia para o outro, ou pelo menos 6 a horas) e troque a água algumas vezes para dessalgar a carne. Em uma panela de pressão com água, coloque a carne seca em cubos e cozinhe por 30 a 35 min. Desfie a carne e reserve. Cozinhe a mandioca com um pouco de sal e passe no espremedor de batatas. Em seguida, coloque a mandioca, a manteiga, sal e o leite em uma panela e misture bem. Quando estiver liso e homogêneo, desligue e adicione o creme de leite para aveludar. Aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho, junte a carne seca, acerte o sal e a pimenta preta. Adicione o chimichurri e desligue. Unte 4 tijelinhas ou um refratário, forre com a carne seca, tampe com o purê de mandioca e cubra com o queijo coalho ralado. Leve para gratinar até derreter e começar a dourar. Enfeite com pimenta dedo de moça picada e sirva.
Receita por Fernando Zaidan.
Você conhece o alho negro?
O alho negro é produzido a partir do alho comum em um processo de maturação em fornos a cerca de 70ºC por 20 dias. Muito versátil, seu sabor é adocicado e frutado, remetendo ao melaço e ao tamarindo, sem aquela característica pungência do alho comum. Também pode-se notar um toque de defumado e a presença de Umami (o quinto sabor). Tudo muito sutil e delicado.
A cada dia cresce o número de pessoas interessadas no alho negro, com cada vez mais restaurantes disponibilizando pratos com a iguaria. São pizzarias, hambúrguerias, restaurantes japoneses, padaraias, bistrôs e até docerias aderindo à esta novidade gastronômica.
Alho negro para saúde
As propriedades antioxidantes e de prevenção ao câncer do alho negro fazem sucesso no Japão e na Coreia. Empresa com produção própria de alho negro no interior de São Paulo lança seu mais novo produto: o Suplemento Alimentar de Alho Negro em Cápsulas.
No processo de maturação do alho, diversas enzimas são ativadas. Apesar do alho in natura ser rico em antioxidantes, o alho negro é muito mais potente que o alho convencional.
Alguns dos benefícios do alho negro para saúde são: fortalece a imunidade, previne e ameniza os sintomas da diabetes, melhora a pressão alta, melhora o colesterol, possui efeito neuroprotetor, hepatoprotetor e, estudos apontam, efeitos anticancerígenos.
A Alho Negro do Sítio
Conheça um pouco sobre a Alho Negro do Sítio, empresa especializada na produção e comercialização desta misteriosa iguaria. São mais de 30 anos de experiência no cultivo de alho Roxo Pérola Caçador. Com plantação em Guatapará, na região de Ribeirão Preto, São Paulo, o alho negro da Alho Negro do Sítio é vendido pelos próprios produtores.
Em 1945, Shiro Kondo nasceu na colônia japonesa Manchúria, na China. Ainda bebê foi para o Japão como refugiado com sua família. Lá ele cresceu, se formou em direito e ao completar 23 anos de idade decidiu se mudar para o Brasil.
Em 1973 casou-se com Sayoko, sua esposa até os dias de hoje. Recebeu um pedaço de terra como benefício do programa de migração do governo japonês. Lá a família então se dedicou à agricultura, tendo como o primeiro cultivo o abacaxi.
Em 1981, aconteceu a geada negra (condição atmosférica que provoca o congelamento da parte interna da planta devido ao frio intenso) e todo o plantio foi perdido. Desta forma, eles foram em busca de alguma especialidade que resistisse às alterações climáticas, por isso, escolheram o alho.
Em 2006, houve o grande “boom” do alho negro no Japão, após um estudo nos Estados Unidos chamado Designers Food, do Instituto Nacional de Câncer, descobrir que o alho é o alimento com maior potencial de prevenir o câncer. Uma vez que no processo de produção do alho negro, a capacidade antioxidante é potencializada, o alimento ganhou muita popularidade, o que motivou Shiro a produzir este remédio natural com a ajuda da sua esposa.
No início, a produção se destinava apenas à amigos da colônia japonesa, mas a procura cresceu e hoje a Alho Negro do Sítio já fornece o alho negro para empórios e restaurantes no Brasil todo.
“Como o alho é colhido somente uma vez por ano, em determinado período seu preço se eleva, o que afeta a produção de muitos produtores de alho negro. No entanto, como possuímos plantação própria, essas elevações no preço do alho comum não nos afeta, e conseguimos garantir o melhor preço no mercado”, explica o agrônomo Fernando Kondo, filho de Shiro e Sayoko Kondo, formado pela Universidade Agrícola de Tóquio e administrador da Alho Negro do Sítio.
Além do alho negro, a empresa também produz geleias, molhos (pesto, chimichurri, mostarda, pimenta...) e até barrinha de cereais com este superalimento.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>