Crepioca Marajoara é opção exclusiva do Point da Tapioca para Festival Brasil Sabor 2019
A iguaria é composta por mix de sabores inusitados, e harmonização com especiarias tipicamente paraense
Conhecido em Belém como o espaço gastronômico, que valoriza as diversidades da culinária paraense, visando lançar ao cardápio harmonizações ousadas em sabores, o Point da Tapioca, revela para o Festival Brasil Sabor deste ano, a Crepioca Marajoara. A iguaria acompanha creme de tucupi, feito com a raíz da mandioca brava, que é finalizado em caldo típico da culinária paraense, e acompanhado com folhas de jambu, outro ingrediente que pertence à gastronomia local.
O ponto alto do ingrediente é o Queijo do Marajó Fazenda São Victor, de Salvaterra, um dos arquipélagos da Ilha do Marajó. Patrimônio cultural, o queijo de leite búfala é um produto artesanal, apreciado devido à alta qualidade que se reflete tanto no sabor quanto nos benefícios à saúde. De acordo o proprietário do estabelecimento, Marco Lima, a cremosidade do laticínio faz toda a diferença na harmonização com os demais ingredientes.
Consagrado em todo o país, e reconhecido como o maior festival gastronômico do planeta, e na linha de frente da organização do Brasil Sabor 2019, está a Associação de Bares e Restaurantes – AMBEV/PA. Em Belém o evento se estende até o dia 02 de junho, e tem o objetivo, promover a diversidade gastronômica brasileira, para fortalecer a tradição no país.
Com o tema desse ano é “Original do Brasil”. O festival oferece a oportunidade ao público, degustar várias inovações em sabores, especialmente criadas para a programação. Cada restaurante criou a própria receita inspirada em técnicas, temperos e ingredientes originalmente paraenses.
14 restaurantes fazem estão credenciados ao evento em Belém. Destaques para o Point da Tapioca, Adega das Onze, Alemão Food, Aviú Restaurante, Blaus Sorvetes e Picolés, Bosque Sport Bar e Bowling, Chucaria Tucuruvi, Cia Paulista Gourmet, Famiglia Sicilia, Família Caranguejo, Saldosa Maloca, Soprano Restô, Sweet By Bebel Lima e Privilege Restô.
A opção marajoara lançada pelo Point da Tapioca apresenta total versatilidade quando o assunto é harmonização, o que se reflete em uma verdadeira explosão de sabores. Acompanhe a receita leve e saborosa, opção exclusiva para o Brasil Sabor.
CREPIOCA MARAJOARA 3.png
Receita - Crepioca Marajoara
Ingredientes:
Massa
* 2 ovos (quebrar separados)
* 2 colheres rasas de goma fresca
* 1 pitada de sal
Ingredientes:
Recheio
*100 gramas de Queijo do Marajó Fazenda São Victor
Ingredientes:
Molho
* 80 ml de tucupi pré-cozido
* 1 folhas de chicória
* 1 dente de alho
* 1/2 colher de salsa picada
* 1/2 colher de amido de milho
* 1/2 colher de açúcar
* 1/2 colher de Ajinomoto
Modo de preparo:
Massa
Em uma tigela coloque os ovos o sal a goma e bata com um garfo até obter uma massa homogenia. Derrame de uma só vez na frigideira de teflon de 20 centímetros de diâmetro, já aquecida a 1500 por dois minutos, e vire para o outro lado por mais dois minutos. Em seguida, coloque a metade do queijo do Marajó em cima da massa, queime um pouco com o maçarico até que derreta um pouco o queijo do Marajó. Enrole e feche a crepioca, e a outra metade do queijo do Marajó, coloque por cima da crepioca e queime novamente com o maçarico. Em cima do queijo derretido coloque o molho de tucupi cremoso. Está pronta pra servir a Crepioca Marajoara!
Molho
Em uma panela coloque o tucupi para ferver com alho e a chicória. Ferva por 10 minutos em fogo médio, e após a fervura, dissolva o amido de milho com água e acrescentar no tucupi de uma só vez. Mecha até virar um creme brilhante e reserve.
Dica do chef: Derreta o queijo com um maçarico culinário.
Sobre Queijaria Fazenda São Victor
Desenvolvida em 2006 por Marcus e Cecília Pinheiro, tradicionais fazendeiros e criadores de búfalos da Ilha do Marajó, conquistou certificado de qualidade artesanal do produto. Detentora do selo 013 no segmento de produto artesanal no Pará, com a produção do Queijo Marajó Tipo Creme, conquistou premiações expressivas no gênero alimentício, entre elas o primeiro lugar no XII Encontro Nacional de Criadores de Búfalos e II Marajó Búfalos, tendo o reconhecimento na maior premiação de queijos artesanais, “Medalha de Bronze”, no III Prêmio Queijo do Brasil, e “Super Ouro” no IV Prêmio Queijo Brasil, em São Paulo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>