Brasil,

Montana Campo Belo produz touros melhoradores com rigorosa avaliação genética em Minas Gerais

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Irvin Dias
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Montana-Campo-Belo-produz-touros-melhoradores-com-rigorosa-avaliacao-genetica-em-Minas-Gerais-foto-divulgacao Montana-Campo-Belo-produz-touros-melhoradores-com-rigorosa-avaliacao-genetica-em-Minas-Gerais-foto-divulgacao

Cerca de 520 hectares em Andrelândia, no Sul de Minas Gerais, sediam o Montana Campo Belo. Comandado pelo médico veterinário Carlos Salgado, o projeto começou há cinco anos – após a aquisição de novilhas de parceiros da Associação Internacional de Criadores de Montana (AIC-MN). Hoje, se destaca pela produção de reprodutores melhoradores com avaliação genética rigorosa e baseada nos mais avançados conceitos zootécnicos.

“Quando nos filiamos à associação, a ideia era que o Montana Campo Belo pudesse ter touros Top 0,1% a 1%. Por isso, em 2021 e 2022, adquirimos mais fêmeas com qualidade genética superior de rebanhos parceiros. No último ano, fechamos rebanho de 50 matrizes e 50 receptoras prenhes. Já para 2023, a meta é ter cerca de 120 bovinos de alto índice genético”, destaca Salgado, proprietário da fazenda.

A meta inicial do criatório é produzir 30 touros por ano. E foi para cumprir essa meta que, dois anos após sua criação, tornou-se parceiro da AIC-MTN. “Nos filiando à entidade, estamos mais perto ainda do nosso objetivo principal”, comenta o pecuarista, que ressalta que a escolha da raça se deve ao fato de que o Montana é avaliado por rigorosos critérios há 28 anos e isso fica evidente com o resultado dos animais.

Gabriela Giacomini, superintendente técnica da associação, destaca as principais ações da entidade para cooperar com o trabalho dos associados. “Compartilhamos dados confiáveis com os pecuaristas, para avaliar da forma mais precisa possível os animais que se destacam como melhoradores.”

Com a filiação à entidade, o Montana Campo Belo tem obtido resultados superiores na seleção genética dos animais. O criatório obtém animais que nascem prospectando altos índices genéticos, sendo desafiados nutricionalmente nas pastagens da fazenda.

“A genômica tem importante papel nesse sucesso, bem como os relatórios que recebemos periodicamente, além de visitas técnicas que contribuem para a melhora do nosso manejo. Depois da filiação, passamos a ter ainda mais confiabilidade nos acasalamentos realizados”, comenta Carlos Salgado.

De acordo com Gabriela Giacomini, a entidade busca entender os objetivos de cada pecuarista para oferecer a solução adequada a cada projeto pecuário. “Conforme os interesses da fazenda, buscamos apoiar da melhor maneira possível, com a ajuda dos principais geneticistas do país”, complementa.

A AIC-MTN foi fundada em outubro de 2020 para facilitar o acesso às informações genéticas de rebanho de animais cruzados e compostos, comerciais ou selecionados – estes para produção de touros com Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP) – chancela do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A entidade conta com pecuaristas associados no Brasil e no Uruguai e oferece diversos serviços, como assessoria de geneticistas para produção e comercialização de touros Montana, seleção do rebanho, acasalamento dirigido e ferramentas de seleção, além de trocas de experiências entre os filiados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar