Capacitação em Fruticultura Tropical: goiaba é o assunto da próxima edição
Na próxima terça-feira (16), será a vez do evento Capacitação em Fruticultura Tropical tratar da goiaba, uma das frutas de uso mais diversificado na alimentação brasileira. A palestra técnica Goiaba: instruções técnicas para cultivo comercial será conduzida pelo pesquisador da Embrapa Cerrados Tadeu Graciolli. A transmissão será pelo canal da Embrapa no Youtube e pela página da Embrapa Cerrados no Facebook, a partir das 9h.
Na palestra, serão abordados tópicos importantes para a exploração racional de pomares comerciais, tais como etapas do planejamento, principais cultivares para plantios comerciais, exigências edafoclimáticas, produção de mudas, instalação da cultura a campo e espaçamento de plantio, adubação e nutrição, podas, irrigação, principais pragas e doenças e manejo da cultura.
A goiabeira (Psidium guajava L.) é a fruteira de maior área cultivada no Distrito Federal (cerca de 300 ha), sendo que a produção de goiaba obtida na região atende a maior parte da demanda de consumo local e o excedente é comercializado em outros estados. A fruta é fonte de potássio, cálcio, vitamina C, beta-caroteno, fibras e licopeno. De acordo com o pesquisador, a demanda por informações técnicas sobre o cultivo comercial da goiaba é crescente.
A Capacitação em Fruticultura Tropical é uma realização da Embrapa Cerrados, Emater-DF e Superintendência Federal de Agricultura DF (Mapa), em parceria com Emater-MG, Emater-GO, Senar e da Rota da Fruticultura da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride).
Programação já concluída
A primeira palestra técnica da Capacitação teve o tema Maracujá: cultivares, sistemas de produção e mercado, realizada em 15 de junho pelo pesquisador Fábio Faleiro, da Embrapa Cerrados. A segunda foi Citros: do plantio à colheita, ministrada pelo pesquisador Eduardo Girardi, da Embrapa Mandioca e Fruticultura (BA) em 29 de junho.
Mercado e a comercialização de frutas frescas e processadas foram apresentados por Ana Maria Costa, pesquisadora da Embrapa Cerrados, no dia 13 de julho. A quarta palestra ocorreu no dia 27 de julho com o pesquisador João Dimas Maia, da Embrapa Uva e Vinho (RS), que falou sobre Uvas de mesa: cultivares, sistemas de produção e mercado.
No dia 10 de agosto, foi abordado o tema Uvas para vinho e suco: mercado, agregação de valor e perspectivas pelo pesquisador Giuliano Pereira, da Embrapa Uva e Vinho (RS). No dia 20, o pesquisador Luís Eduardo Corrêa Antunes, da Embrapa Clima Temperado (RS), apresentou conteúdos sobre Frutas vermelhas: sistema de produção de morango, mirtilo e amora-preta.
No dia 08 de setembro, o assunto tratado foi Frutas temperadas: sistema de produção em ambiente tropical, com o pesquisador Paulo Lopes, da Embrapa Semiárido (PE). No dia 21 de setembro, o tema foi Cultivo orgânico: sistemas de produção na fruticultura, com o pesquisador Raul Rosa, da Embrapa Agrobiologia.
No dia 5 de outubro o tema tratado foi Fruteiras Nativas: propagação e domesticação, com o pesquisador Ailton Pereira, da Embrapa Cerrados. No dia 26 de outubro o tema foi o cultivo da banana com o pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Edson Perito Amorim. E a última palestra foi realizada no dia 03 de novembro quando o pesquisador da Embrapa Cerrados Tadeu Graciolli tratou do cultivo comercial do abacate.
Também estão agendadas as seguintes palestras, sempre às 9h:
Pitayas: melhoramento genético e sistemas de produção - Fábio Faleiro (Embrapa Cerrados) – 30 de novembro
Abacaxi: cultivares, sistemas de produção e mercado - Aristóteles de Matos – Embrapa Mandioca e Fruticultura) – 14 de dezembro
Manga: instruções técnicas para cultivo comercial - Tadeu Graciolli (Embrapa Cerrados) – 18 de janeiro de 2022
Mamão: sistema de produção no Cerrado – Nilton Junqueira (Embrapa Cerrados) – 1 de fevereiro de 2022
Anonáceas: sistema de produção no Cerrado – Nilton Junqueira (Embrapa Cerrados) – 15 de fevereiro de 2022
Pêssego: pesquisa, inovação e produção em clima tropical de altitude – Maria do Carmo Raseira (Embrapa Clima Temperado) – 1 de março de 2022
Açaí: cultivares, sistemas de produção e mercado – João Tome de Farias Neto (Embrapa Amazônia Oriental) – 15 de março de 2022
Cacau: cultivares, mercado e sistema de produção no Cerrado – Paulo Cesar Lima (pesquisador UMIPI Cacau) – 29 de março de 2022
Melão e melancia: cultivares, sistema de produção e mercado – Jony Yuri (pesquisador da Embrapa Semiárido) – 12 de abril de 2022.
Todas as palestras estão sendo gravadas e disponibilizadas no canal da Embrapa no Youtube e também na homepage da Embrapa Cerrados para acesso gratuito.
Serviço:
Palestra: Goiaba: instruções técnicas para cultivo comercial
Quando: 16 de novembro, às 9h
Onde: Canal da Embrapa no YouTube
Publicado em: https://www.embrapa.br/cerrados/busca-de-noticias/-/noticia/66158908/capacitacao-em-fruticultura-tropical-goiaba-e-o-assunto-da-proxima-edicao
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário