Como o manejo pode influenciar na fertilidade dos machos na fase de produção
Rodolfo Razente
Coordenador Técnico Comercial - Aves
Cargill Nutrição Animal
O manejo para avicultura tem cada vez mais se tornado de relevante importância, pois ele, somado às soluções e a gestão de dados e do negócio é o que podem promover, nas vírgulas diárias contadas, maior rentabilidade no final do dia. Nesse sentido, na produção de matrizes pesadas, existem diversos manejos que podem impactar na fertilidade dos machos, que são: arraçoamento, curva de crescimento, qualidade de cama, proporção entre machos e fêmeas, conformação corporal e programa de luz.
A Conformação corporal, também conhecida como Fleshing, é a avaliação do peito do animal em uma escala de 1 a 5 (Figura 1), sendo considerada o ponto mais crítico na fase de produção.
O ideal para os machos é o escore de 2 a 3, uma vez que abaixo ou acima desta conformação, já se sabe que ocorre redução na produção espermática. Animais com alto peso/escore, apresentam dificuldades para concluir a cópula. Além disso, as fêmeas reprodutoras rejeitam os machos acima do peso ideal.
No dia a dia, encontramos estratégias para minimizar a variação de conformação corporal acima e abaixo do ideal no lote, o manejo principal é o arraçoamento correto, que é a sequência do manejo nutricional. Esse manejo nutricional inicia-se quando o nutricionista faz ajustes na ração para obter níveis nutricionais considerados ideais aos animais, enquanto a equipe técnica define a quantidade de gramas por ave dia (GAD) a ser fornecida para essas aves. O arraçoamento é a conclusão desse processo, quando o alimento chega ao bico do animal, objetivando-se que dessa forma, o GAD seja consumido pelos indivíduos. Entretanto, existem algumas variações nas granjas, como o comedouro, que pode ser do tipo calha ou prato (Figura 2), mão de obra e forma de distribuição do alimento. O que deve ser observado e considerado é aquele que oferecer um arraçoamento eficiente, ou seja, aquele que proporcionar GAD igual a todos os animais dos aviários.
Existem outros manejos que podem ser realizados quando o plantel possui variação na conformação corporal de forma significativa, um deles é o Spiking. Esse manejo é a substituição de, no mínimo, 30% dos machos por animais novos, originados de outro lote. Com isso, é possível eliminar animais com peito abaixo ou acima do escore 2 a 3 e, também, os animais improdutivos, conseguindo assim, manter os animais que são produtivos e ajustar a proporção entre machos e fêmeas.
Outra medida é dividir o aviário de produção em 4 boxes para realizar o intra spiking, que consiste na separação de animais do mesmo lote, de acordo com sua conformação corporal, destinando os mais similares para um box correspondente. Dessa forma, é possível trabalhar com GAD diferente por box. Entretanto, o mais importante é tornar a disputa pelo alimento similar entre os indivíduos do mesmo box, diminuindo a diferença de escore corporal entre eles. Esse manejo irá resultar em alto desempenho produtivo por um maior tempo possível.
Os galos são fundamentais no manejo reprodutivo da granja. Melhorias no manejo diário proporcionam maior fertilidade e produtividade do plantel. Por conseguinte, aumentar a fertilidade irá resultar em maior rentabilidade do negócio.
Sobre a Nutron
A Nutron, marca de nutrição animal da Cargill no Brasil, é especialista e líder em soluções inovadoras, transformadoras e sustentáveis para produção animal, por meio do desenvolvimento e oferta de serviços, ferramentas, núcleos, premixes e especialidades para os segmentos de aves, suínos, peixes, pets, bovinos de leite e de corte, além de suplementos para criação de gado a pasto. Há mais de 25 anos, a marca sempre atuou próxima ao produtor para atender sua demanda com conveniência, qualidade e segurança, contribuindo com a prosperidade nos negócios de cada cliente. A companhia também promove ações socioambientais nas comunidades onde está inserida, pois considera ser seu dever atuar de maneira responsável para o desenvolvimento e crescimento sustentável de toda a cadeia produtiva do agronegócio. www.nutron.com.br
Sobre a Cargill
Os 160 mil funcionários em 70 países trabalham para atingir o propósito de nutrir o mundo de maneira segura, responsável e sustentável. Todos os dias, conectamos agricultores com mercados, clientes com ingredientes e pessoas e animais com os alimentos que precisam para prosperar. Unimos 154 anos de experiência com novas tecnologias e insights para sermos um parceiro confiável aos clientes dos setores de alimentos, agricultura, financeiro e industrial em mais de 125 países. Lado a lado, estamos construindo um futuro mais forte e sustentável para a agricultura. No Brasil desde 1965, somos uma das maiores indústrias de alimentos do País. Com sede em São Paulo (SP), estamos presentes em 17 Estados brasileiros por meio de unidades industriais e escritórios em 147 municípios e 11 mil funcionários.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>