Demanda por frete rodoviário no agronegócio tem incremento de 4,3% no acumulado de janeiro a novembro, revela Repom
Movimentação de cargas apresenta crescimento em comparação ao mesmo período de 2019, mas recua frente ao apanhado até outubro; baixa é característica da movimentação das safras
Segundo o Índice de Frete e Pedágio Repom (IFPR), a demanda por frete rodoviário no agronegócio teve um aumento de 4,3% ao considerar o acumulado do ano - de janeiro a novembro de 2020. A movimentação no transporte de cargas apresenta crescimento em comparação ao mesmo período do ano anterior, mas recua frente ao acumulado até outubro, quando apresentou aumento de 6,5%.
A Repom, marca líder em soluções de gestão e pagamento de despesas para frota própria e terceirizada da Edenred Brasil, traz mensalmente os dados e as análises do período e, ao analisar o mês de novembro, no comparativo com o mesmo mês em 2019, foi possível notar uma queda de 20,6% no volume de fretes rodoviários no agronegócio. Se comparado ao acumulado do ano, até o mês de outubro, houve um recuo de 1,8%.
Ao considerar os setores de Indústria e Varejo, houve um aumento de 8,6% nas demandas por frete nos onze meses deste ano, comparado ao mesmo período do ano anterior. Os números são reflexo da retomada das atividades econômicas no País. “Como previsto, o mês de novembro continuou com forte ritmo, somando 8,5% de alta, porém já revela algum recuo frente a outubro, mês que apresentou 9,7% de aumento no ritmo de transporte de cargas, e uma redução após o pico de setembro, caso bastante pontual na retomada da economia”, pontua Thomas Gautier, Head de Mercado Rodoviário da Edenred Brasil.
Tendo em vista as atividades das principais cidades portuárias do Brasil, houve uma redução significativa no número de fretes, 10,6% a menos do que o mesmo período do ano passado, com maior relevância de baixa no Porto de Itajaí - SC, que apresentou diminuição de 52% no volume de fretes e, no Porto do Rio Grande – RS, que registrou recuo de 65%. “O destaque positivo ficou com o Porto de Itaituba, no Pará, que registrou alta de 97% frente a 2019, completa o executivo.
Transamazônica tem 21% de crescimento no número de viagens após pavimentação de trecho
2019 foi marcado por forte redução no volume de fretes na BR-163, também conhecida como ‘Transamazônica’. Em 2020, após pavimentação da rodovia, que vem avançando no sentido Norte, as viagens tiveram uma alta de 21%, considerando o acumulado do ano – de janeiro a novembro.
Com o novo trecho asfaltado, houve um aumento da produtividade no transporte rodoviário, ou seja, um rendimento maior de viagens por mês para o mesmo veículo. Isso implicou também em menores custos operacionais para o transportador e aumento da oferta de transporte, pois a pavimentação e a infraestrutura da rodovia também contriburam para a atratividade de veículos.
Com relação à mão de obra, é importante observar que houve um incremento de mais de 40% de novos motoristas colaboradores de transportadoras na região em 2019 e o número se manteve estável em 2020. Já para os transportadores, o cenário foi diferente - em 2019 houve um aumento no número de empresas atuando na região e, em 2020, houve redução de 24% no número de profissionais autônomos, somando, em números absolutos, um volume menor que em 2018.
“Com estes dados levantados sobre a Transamazônica, fica claro que, melhorando a infraestrutura, foi possível gerar uma profissionalização da operação de transporte com interesse por parte das empresas em investir na região. A partir dessa mudança, o número de transportadores autônomos acabou reduzindo consideravelmente”, afirma Thomas Gautier.
O IFPR é um estudo mensal que atualiza o cenário do frete rodoviário e também das passagens nas praças de pedágios das principais rodovias brasileiras, levantado pela Repom, que intermedia mais de 30 milhões de transações por ano, com mais de 1 milhão de caminhoneiros em sua base. Com um conhecimento de mercado de mais de 25 anos, a Repom conta com um forte DNA financeiro e de inovação por meio de suas plataformas e soluções, usando metodologia ágil, para que seus públicos atinjam altos níveis de eficiência nas operações.
Sobre a Repom
A Repom compõe a divisão de Frota e Soluções de Mobilidade da Edenred Brasil, juntamente com Ticket Log e Edenred Soluções Pré-Pagas. A marca, que conta com 26 anos de experiência no mercado rodoviário, reúne um portfólio completo de soluções para toda a cadeia logística com foco em frota pesada, seja ela própria ou terceirizada, resultando em ganho de tempo para a indústria, o transportador e o caminhoneiro. Suas soluções incluem gestão e meios de pagamento de despesas de transporte rodoviário de cargas.A cada ano, são realizadas mais de 25 milhões de transações. Todos os dias, a marca se relaciona com mais de 2.000 empresas-clientes, 2,2 milhões de comerciantes da rede Mastercard e 19.000 postos credenciados pela Repom, que atendem mais de 600 mil caminhoneiros.A marca também conta com o Clube de Benefícios, que tem como propósito ser o companheiro dos caminhoneiros na estrada, os conectando a produtos e serviços para sua vida e trabalho. O Clube foca em cinco pilares prioritários: bem-estar e saúde, educação, finanças, negócios e lazer. Um exemplo de iniciativa é o Clube da Estrada Repom, que oferece comodidade, conforto e informações aos motoristas em postos de combustíveis instalados nas principais rodovias do País. São 18 unidades em operação, que já receberam mais de 390 mil visitas. O companheirismo também está presente na jornada dos caminhoneiros pelos meios digitais, como no Aplicativo Repom e na página do Clube da Estrada no Facebook.
Sobre a Edenred
We connect, you win. A Edenred é uma marca global, que há 50 anos faz a diferença na vida das pessoas ao criar uma rede única e positiva entre empresas, comerciantes e empregados. Francesa, é líder mundial em soluções transacionais para estes públicos e administrou cerca de € 28,1 bilhões em transações, das quais 80% foram feitas via cartões, dispositivos móveis ou internet, em 2018. A Edenred está presente em 47 países e conta com uma rede 8.500 colaboradores focados na constante inovação e satisfação dos clientes.No Brasil, a oferta de produtos Edenred é baseada em três linhas de negócio: Benefícios ao Trabalhador (Ticket); Frota e Soluções de Mobilidade (Ticket Log, Repom e Edenred Soluções Pré-Pagas); e Soluções Complementares (Accentiv'). São mais de 130 mil empresas-clientes, 7 milhões de empregados beneficiados e 330 mil comerciantes credenciados.Em 2018, figurou na lista, com destaque, de As 100+ Inovadoras no Uso de TI, da IT Mídia na categoria Serviços, pelo terceiro ano consecutivo; além de ser um dos destaques em Serviços Financeiros no ranking Valor Inovação, promovido pelo jornal Valor Econômico. Também foi destaque no Prêmio Maturidade Digital, na categoria Meios de Pagamentos, promovido pelo jornal Valor Econômico e pela consultoria McKinsey & Company e vencedora do Prêmio Excelência e Inovação em PR – Troféu Jatobá 2018, na categoria Projetos Especiais, com o case "Serviço de Utilidade Pública".
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