Brasil,

Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar dá aval técnico para registro da enzima FUMzyme® em alimentos fermentáveis para todas as espécies

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dâmaris | Texto Comunicação Corporativa
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Créditos: Wanderson Araújo, CNA Brasil Créditos: Wanderson Araújo, CNA Brasil

A Biomin, empresa líder em nutrição animal, conquistou aval fundamental para o registro de FUMzyme®, a única enzima desativadora de micotoxinas disponível no mercado e componente de Mycofix®, para aplicação em alimentos fermentáveis, incluindo silagens.

No dia 21 de julho de 2020, o Painel Científico dos Aditivos e Produtos ou Substâncias Utilizadas na Alimentação Animal (FEEDAP), da (EFSA), publicou “Opinião Científica” favorável em termos de segurança e eficácia de FUMzyme® em alimentos fermentáveis para todas as espécies animais.

FUMzyme®, uma esterase da fumonisina, é uma enzima purificada que detoxifica as fumonisinas – categoria de micotoxinas produzida por fungos do gênero Fusarium – em metabólitos não tóxicos. A aplicação de FUMzyme® em dietas de suínos e aves já havia sido autorizada pela UE.

De acordo com a nova “Opinião Científica” emitida pela EFSA, “o aditivo tem a capacidade de degradar fumonisinas em alimentos fermentáveis (em níveis que estejam dentro dos limites de orientação estabelecidos pela UE) quando aplicado na dose mínima recomendada de 40 U/kg de alimento. Esta conclusão baseia-se em três estudos nos quais se observaram reduções significativas dos níveis de fumonisinas em silagens tratadas”.

“Esse fato constitui importante passo para conseguir a autorização da UE para o uso de FUMzyme® em silagens”, comenta Ursula Hofstetter, Diretora de Gestão Global de Produtos – Micotoxinas da BIOMIN. “Nós valorizamos o trabalho científico rigoroso do Painel FEEDAP para chegar a essas conclusões”, adiciona.

Além disso, a “Opinião Científica” destaca a segurança de FUMzyme® e afirma que “o Painel FEEDAP conclui que, nas condições de uso propostas, o aditivo é seguro para os animais, os consumidores e o meio ambiente”.

Risco das fumonisinas em animais de produção em crescimento – A mais recente Pesquisa Global de Micotoxinas da BIOMIN revela que as fumonisinas estão presentes em 80% das mais de 6 mil amostras de milho analisadas em todo o mundo. As mudanças climáticas criam um ambiente favorável à propagação de fungos do gênero Fusarium, contribuindo para o aumento da contaminação das culturas com fumonisinas.

“As fumonisinas e as micotoxinas em geral estão se tornando uma preocupação para a indústria leiteira”, observa a Dra. Hofstetter. Estudo científico recente conduzido na Universidade de Piacenza (Itália) mostrou que baixos níveis de fumonisinas e desoxinivalenol, outra micotoxina de Fusarium, podem reduzir significativamente o rendimento leiteiro médio, além de diminuir a digestibilidade da matéria seca e contribuir para danos ao fígado de vacas leiteiras.

“O desafio para os produtores de leite reside no fato de que as fumonisinas atravessam o rúmen praticamente intactas”, comenta a Dra. Hofsteffer. “Já foi demonstrado que as fumonisinas causam danos ao epitélio intestinal, reduzindo a absorção de nutrientes e causando a síndrome do intestino permeável. Isso se traduz em pior desempenho e maior suscetibilidade a doenças”, acrescenta a especialista. “Esperamos levar FUMzyme®, solução inovadora contra as fumonisinas em silagens, aos produtores de leite assim que obtivermos a autorização da UE”, complementa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar