Especialista da Twilio aponta como os agentes de IA transformarão o atendimento ao cliente nos próximos anos
Tecnologia é o próximo passo na evolução da IA generativa e possui total sinergia com a criação de uma CX única
A experiência do cliente (ou CX) sempre foi um dos principais focos de qualquer negócio global de sucesso. Isso porque eles entendem que o cliente é, e sempre deve ser o foco de qualquer empresa. A existência de todos os tipos de negócios depende de seus clientes. Não é de se espantar que encontrar maneiras de tornar essa experiência melhor e mais única tenha sido a missão da Twilio, não apenas desenvolvendo, mas também se aliando às tecnologias mais inovadoras capazes de transformar o mercado ao colocar o cliente no centro do negócio. É por isso que a empresa está tão animada com a chegada dos Agentes de IA.
Tanto as grandes empresas de tecnologia quanto os governos mundiais anunciaram pacotes governamentais de incentivo ao desenvolvimento que juntos somam trilhões de dólares em investimentos em inteligência artificial para 2025 e os próximos anos, de acordo com balanços corporativos e planos de investimento divulgados recentemente. Dentro desses investimentos, o desenvolvimento, a integração e a adoção de Agentes de IA (Agentic AI) devem ser o melhor próximo passo dentro das perspectivas das empresas centradas no cliente, de acordo com Vivian Jones, vice-presidente LATAM da Twilio.
Para o especialista, essa tecnologia é uma evolução natural do que as empresas buscam fazer com chatbots, URAs e diversas outras ferramentas de comunicação, há anos, além de ser o próximo passo da IA generativa no mundo. Apesar disso, ainda há quem não conheça essa novidade há fundo.
“Imagine interagir com uma marca por qualquer canal de atendimento disponível e ter uma conversa fluida, sem a necessidade de escolher opções de menu, com uma IA que lhe responde generativamente, com um diálogo real, que conhece seu histórico completo, que pode sugerir diversas soluções, já que é versada em todos os detalhes da empresa, que personaliza seu atendimento de acordo com suas preferências, que está disponível e que te ajuda mesmo quando você opta por falar com um agente humano, que estará munido de conhecimento e agilidade no acesso aos dados, já que terá a IA como suporte. Isso pode te ajudar a entender como os Agentes de IA vão mudar tudo quando falamos de CX”, comenta Jones, “Vale ressaltar que esses tipos de experiências só são possíveis se os negócios tiverem os dados contextuais necessários.”
Os Agentes de IA representam o mais novo patamar evolutivo da automação de processos, podendo ser usados em diversos contextos. Eles são, basicamente, IAs generativas autônomas. Ou seja, além de sua capacidade de resposta baseada em LLM, elas carregam uma característica proativa de resolução de problemas. “Para tornar isso mais lúdico, pense nos assistentes pessoais totalmente integrados e aptos a resolver qualquer problema que vemos em filmes, séries livros e videogames.”, explica Jones, “Esse é um daqueles momentos em que a ficção se torna realidade.”
Dentro do contexto de marketing, propaganda, atendimento aos clientes e CX, eles permitem:
- O mais alto nível de personalização, pois conseguem interagir de forma única com um consumidor;
- Permitem otimizar campanhas com ajustes em tempo real do orçamento e direcionamento;
- Não estão limitados a questões e respostas esperadas, como os chatbots;
- Podem realizar ações de forma proativa e criativa para conquistar e reter clientes, com conhecimento de contexto e preferências;
- Resolvem a questão das grandes quantidades de dados desordenados e de fontes diversas;
- Podem sugerir estratégias baseadas em grandes volumes de dados, em escala; e muito mais.
Para o especialista, a tecnologia permitirá que agentes humanos de CX tenham um poderoso aliado na hora de dialogar com um cliente, entendendo contextos, sugerindo soluções, produtos e até aprendendo com o comportamento de preferências de cada consumidor. “Ainda é preciso investir nesse tipo de solução para torná-la cada vez mais poderosa, mas já existem soluções de mercado plenamente capazes e que tendem a ganhar cada vez mais funcionalidades e atingir cada vez mais novos patamares”, explica.
Claro que ainda há desafios a serem superados, mas a maioria das questões já são consideradas pelas empresas hoje e são abordadas com desenvolvimentos cada vez mais complexos que garantem que esses agentes de IA operem dentro de limites éticos e legais, protejam a privacidade dos dados dos clientes, sejam integrados a diferentes stacks de tecnologia, criem protocolos que evitem alucinações e até treinem profissionais para aproveitar ao máximo essa ferramenta.
“A capacidade de aprendizado dos Agentes de IA permitem uma evolução constante e rápida da tecnologia e isso é muito interessante no contexto de CX, pois o diálogo do CX pode vir de diversos canais, possui históricos longos, carrega tensão quando tratam de um problema, demandam personalização quando falamos de uma venda etc. São cenários complexos, mas que ainda assim precisam ser plenamente satisfatórios para os clientes”, comenta Jones.
Para finalizar, o especialista ressalta que as empresas que são centradas nos clientes não poderão ignorar essa evolução, pois o próximo passo do relacionamento com o cliente passa, sem dúvida, pelo apoio fornecido pelos Agentes de IA.
Sobre a Twilio
As empresas líderes da atualidade confiam na Plataforma de Engajamento do Cliente (CEP) da Twilio para construir relacionamentos diretos e personalizados com seus clientes em todo o mundo. As principais APIs de comunicação da Twilio permitem que as empresas se envolvam com seus clientes por meio de voz, conversas, mensagens, vídeo e e-mail. O Twilio Segment, a principal plataforma de dados do cliente, permite que as empresas criem interações altamente personalizadas e perfis automatizados de clientes com base em dados primários de vários canais. A Twilio permite que as empresas usem comunicações e dados para adicionar inteligência a cada etapa da jornada do cliente, de vendas a marketing, crescimento, atendimento ao cliente e muitos outros casos de uso de engajamento, de maneira flexível e programática. Em 180 países, milhões de desenvolvedores e centenas de milhares de empresas usam a Twilio para criar experiências mágicas para seus clientes.
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