Apresentações de ‘Choro’ e curso de prática musical, com músicos da Baixada Santista, marcam a primeira temporada presencial do projeto Contornos
Durante seis semanas o Choro será o tema do projeto Contornos, com curadoria de Cibele Palopoli, musicista e pesquisadora convidada
Realizado pelo Sesc Santos, o projeto Contornos tem sua primeira edição presencial e traz uma programação totalmente gratuita. A primeira apresentação, no dia 27 de abril, quarta-feira, às 19h, mostra uma seleção de Choros autorais e de grandes nomes do gênero, como Pixinguinha, Anacleto de Medeiros, Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga e outros. No palco, Cibele Palopoli (flauta), Luizinho 7 cordas, Edinho Schmidt (pandeiro) e André Amorim (cavaquinho), músicos da Baixada Santista.
No dia 11 de maio, quarta, às 19h, os jovens músicos Luan Pablo (clarinete e violão), Lucas Paini (bandolim), César Feitiço (cavaquinho) e Raul Pinheiro (violão), do Quarteto Tétrade, recebem a flautista Shirlei Priscila e apresentam uma seleção de compositores clássicos do Choro, além de novos autores e músicas próprias.
O projeto também reúne jovens músicos e mestres na apresentação do dia 01 de junho, quarta, às 19h. Jovens instrumentistas Mariana Silva Oliveira (cavaquinho) e Nathan Valente (violão), com os mestres Arizinho (violão), Ariovaldo 7 cordas e Monteiro Filho (bandolim), trazem no repertório músicas de Waldir Azevedo, Jacob do Bandolim, Dilermando Reis, Juventino Maciel, Ernesto Nazareth entre outros.
As apresentações acontecem no Auditório e têm classificação indicativa livre. Grátis. Os ingressos podem ser retirados 1 hora antes na bilheteria.
Curso
Tendo como fio condutor aspectos históricos, sociais, técnicos e estruturais do Choro, de 04 de maio a 08 de junho, quartas-feiras, das 16h às 18h, o curso gratuito de prática musical promove a aproximação do público jovem ao Choro com base na experimentação de instrumentos e criação coletiva de arranjo elaborado a partir da instrumentação formada pelos alunos. O debate será incentivado por indicações de escutas, leituras e discurso verbal dos próprios chorões da Baixada Santista.
Especialmente recomendado para pessoas de 12 a 30 anos. As inscrições têm início no dia 21 de abril, a partir das 14h, pelo site sescsp.org.br/inscricoes
Sobre o projeto
Em cada temporada um(a) especialista é convidado(a) para fazer a curadoria de um determinado gênero/tema musical, sempre com artistas da Baixada Santista. Na primeira temporada a curadora convidada é a musicista e pesquisadora Cibele Palopoli, que traz uma seleção do Choro, sua especialidade.
Em processo de registro como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN/MINC), o Choro foi reconhecido enquanto expressão cultural, revelando a pluralidade e a riqueza desta música, cujas origens remontam ao final do século XIX. Constituindo uma série de três apresentações musicais, o repertório inclui gêneros musicais originados de danças de salão europeias (polca, valsa, schottisch), além de novos gêneros musicais nacionais, tais como maxixe, tango brasileiro e o próprio homônimo, choro.
Reconhecendo a tradição, mas também dando espaço para a modernidade, as músicas a serem interpretadas incluem desde composições clássicas de mestres como Chiquinha Gonzaga, Joaquim Callado, Ernesto Nazareth, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo e Pixinguinha, até composições autorais dos artistas que integram o projeto, tais como Luan Pablo, César Feitiço, Raul Pinheiro, Luiz Araújo Amorim e Cibele Palopoli.
As apresentações pretendem mostrar ao público diferentes instrumentos, gêneros e características musicais do Choro, reunindo instrumentistas de uma ampla faixa etária, que vai dos 15 aos 85 anos de idade.
Serviço
Apresentações
Livre. Grátis
Auditório
Retirada de ingressos 1 hora antes da atividade na bilheteria.
27/04 – Quarta-feira, 19h
Seleção de Choros autorais e de grandes nomes do gênero, como Pixinguinha, Anacleto de Medeiros, Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga.
Com Cibele Palopoli (flauta); Luizinho 7 cordas, Edinho Schmidt (pandeiro) e André Amorim (cavaquinho).
11/05 – Quarta-feira, 19h
Seleção de compositores clássicos do Choro, além de novos autores e músicas próprias.
Com os jovens músicos Luan Pablo (clarinete e violão), Lucas Paini (bandolim), César Feitiço (cavaquinho) e Raul Pinheiro (violão), do Quarteto Tétrade, e a flautista Shirlei Priscila.
01/06 – Quarta-feira, 19h
Músicas de Waldir Azevedo, Jacob do Bandolim, Dilermando Reis, Juventino Maciel, Ernesto Nazareth.
Com jovens Mariana Silva Oliveira (cavaquinho) e Nathan Valente (violão), e os mestres Arizinho (violão), Ariovaldo 7 cordas e Monteiro Filho (bandolim).
Curso de prática musical
De 04 de maio a 08 junho. Quartas, das 16h às 18h
Especialmente recomendado para pessoas de 12 a 30 anos. Grátis.
Teatro
As inscrições têm início no dia 21 de abril, a partir das 14h, e seguem, conforme disponibilidade de vagas, até dia 3 de maio, pelo site sescsp.org.br/inscricoes
30 vagas (15 pessoas com instrumentos próprios e outras 15 com instrumentos fornecidos no curso).
Sesc Santos
Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida
(13) 3278-9800
www.sescsp.org.br/santos
Orientação para acesso à unidade:
Para ingressar nas unidades do Sesc SP é necessário apresentar comprovante de vacinação contra Covid-19 (físico ou digital) e um documento com foto:
- Maiores de 12 anos devem apresentar o comprovante contendo as duas doses ou dose única da vacina.
- As crianças de 5 a 11 anos devem apresentar o comprovante evidenciando UMA dose (conforme calendário do município).
Recomendado o uso de máscara.
Bilheteria Sesc Santos - Funcionamento
Terça a sexta, das 9h às 21h30 | Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h30
Venda de ingressos até 1 hora antes do espetáculo.
Estacionamento em espetáculos (valor promocional – mediante apresentação de ingresso): R$ 6,00 [Credencial Plena] R$ 11,00 [visitantes]. Para ter o desconto, é imprescindível apresentar no caixa a Credencial Plena atualizada.
Bicicletário: gratuito. Uso exclusivo para credenciados no Sesc. É necessária a apresentação da credencial plena atualizada e uso de corrente e cadeado por bicicleta. 100 vagas.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário