Destaque Na Programação, Sesc Santo Amaro Promove Curso de Dança Africana e Coloca a África no Centro do Debate
Da esquerda para a direita, Vensam Iala, Rita Teles, Mwana Ngola, Ermi Panzo, Djamila Fernandes, Janice Sança, Eliseu Banori, Bange Yhodhy, Sheilla Maida, Marcial Macome, Elvira F. M. da Mata e Heyma L. N. Barbosa, mediadores e convidados do ‘África não é um país!’ – Divulgação Sesc SP
Flávia Mazal conduz a atividade que prestigia os ritmos e movimentos de Guiné-Conacri e, ao longo de cinco encontros, uma dupla de convidados de diferentes nacionalidades africanas difunde os conteúdos culturais e educacionais dos países de língua oficial portuguesa
Com atividades que destacam a África, seus países e sua diversidade cultural, em setembro, o Sesc Santo Amaro oferece, on-line e gratuitamente, o curso de dança com Flávia Mazal e uma série de encontros com convidados de cinco nacionalidades diferentes do continente em destaque e falantes de língua portuguesa.
Por meio de ritmos musicais e uma releitura dos movimentos do balé da Guiné-Conacri, a professora e dançarina Flávia Mazal guia os passos no curso ‘Danças Africanas’, de 11/09 a 13/11, às 15h. Com 15 anos de experiência em lecionar aulas de dança afro-brasileira e africana da Guiné-Conacri, Flávia conduz os participantes a experimentar as expressões corporais e rítmicas destas raízes.
Mulher pulando na gramaDescrição gerada automaticamente
Flávia Mazal, professora e dançarina de danças africanas Foto: Bia Varella
A oficina começa com a preparação corporal fundamentada dentro dos princípios de Pilates Solo e Reeducação do Movimento, que visam a melhoria da saúde física e cognitiva do participante. A dinâmica leva em consideração o grau de conhecimento, a idade e o tipo físico de cada aluno, que podem variar de indivíduo para indivíduo. As aulas são acompanhadas por música ao vivo, que seguem a linha tradicional em que o som dos tambores é integrado aos corpos em movimento sincrônico, formando uma harmônica coreografia.
SOBRE A PROFESSORA
Já de 14/09 a 19/10, às 19h, Vensam Iala e Rita Teles mediam o ‘África não é um país!’, atividade que compõe a ação em rede ‘Do 13 ao 20’, projeto que faz alusão ao 13 de maio e ao 20 de novembro e engloba ações que objetivam o fortalecimento e o reconhecimento da cultura negra, bem como o fomento à convivência e o respeito pelas diferenças, com o intuito de refletir sobre a construção das identidades e valorizar a pluralidade de manifestações e expressões culturais.
A cada dia, uma dupla de convidados de países de PALOPs (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) difundem os conteúdos culturais e educacionais, promovendo um espaço alternativo de aprendizagem e troca de vivências artístico-culturais não só da realidade da África colonizada por portugueses.
O projeto fomenta a reflexão das narrativas que se multiplicam nos espaços educacionais e socioculturais sobre o continente e suas populações, que trazem à tona o mosaico de culturas, hábitos, experiências sociais, religiosas, políticas e econômicas ao longo de seus cinquenta e cinco países, habitados não somente por negros, mas também por pessoas de outras raças.
PROGRAMAÇÃO
14/09 – Primeiro encontro: Angola
Mwana Ngola é escritora, poeta, ativista e coordenadora cultural.
Ermi Panzo é escritor, poeta declamador, palestrante, ativista, coreógrafo e bailarino performer.
21/09 – Segundo encontro: Cabo Verde
Djamila Fernandes é graduanda em Obstetrícia pela USP (Universidade de São Paulo).
Janice Sança é professora de educação básica, pesquisadora de políticas educacionais e formadora de professores em países africanos de língua oficial portuguesa.
28/09 – Terceiro encontro: Guiné-Bissau
Eliseu Banori é escritor, poeta e mestre em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.
Bange Yhodhy é desenhista, criadora e oficineira de turbantes e tranças africanas.
05/10 – Quarto encontro: Moçambique
Sheilla Maida é engenheira civil e mestranda em Recursos Hídricos pela UFL.
Marcial Macome é escritor, ator e ativista cultural social.
19/10 – Quinto encontro: São Tomé e Príncipe
Elvira F. M. da Mata é graduada em Humanidades e Relações Internacionais, pesquisadora sobre a inclusão de mulheres na diplomacia nos PALOP’S (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa).
Heyma L. N. Barbosa é bacharel em Humanidades e graduada em Comunicação e Turismo.
MEDIAÇÃO
Vensam Iala é natural da Guiné-Bissau, professor licenciado em Letras pela UNESP (Universidade Estadual Paulista) com especialização em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. Também é ator e modelo eleito o primeiro Mister África Brasil, em 2018. Foi escolhido entre dez finalistas do Man of the World 2019, nas Filipinas, representando a Guiné-Bissau. É ativista social e dedica o seu trabalho às literaturas e causas sobre migração e refúgio, onde busca ampliar a escuta de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Rita Teles é atriz e idealizadora do Núcleo Coletivo das Artes Produções, que tem a proposta de disseminar arte e cultura por meio da arte-educação.
SERVIÇO
AÇÃO ONLINE
CURSO: DANÇAS AFRICANAS, COM FLÁVIA MAZAL (TRUPE BENKADY)
Quando: de 11/09 a 13/11, sábados
Horário: 15h às 16h30
Classificação: Atividade recomendada para maiores de 16 anos
Inscrições: A partir do dia 07/09, às 14h, em inscricoes.sescsp.org.br
Onde: Plataforma Zoom
CICLO DE ENCONTROS: ÁFRICA NÃO É UM PAÍS!
Quando: de 14/09 a 19/10, terças-feiras
Horário: 19h
Classificação: Atividade recomendada para maiores de 14 anos
Onde: youtube.com/sescsantoamaro
+ SESC NA QUARENTENA
O Sesc São Paulo segue oferecendo um conjunto de iniciativas on-line, que garantem a continuidade de sua ação sociocultural nas diversas áreas em que atua. Pelos canais digitais e redes sociais, o público pode acompanhar o andamento dessas ações e ter acesso a conteúdos exclusivos de forma gratuita e irrestrita. Confira a programação na hashtag #EmCasaComSesc.
Mesa Brasil | Tecido Solidário | Fabricação Digital de Protetores Faciais | Teatro | Música | Dança | Cinema | Esporte | Crianças | Ideias | SescTV | Selo Sesc | Edições Sesc São Paulo | Youtube Sesc São Paulo | Instagram Sesc Ao Vivo | Portal Sesc SP
+ AÇÃO URGENTE CONTRA A FOME
Com o objetivo de ampliar a rede de solidariedade para levar comida às pessoas em situação de vulnerabilidade social, o Sesc São Paulo, em parceria com o Senac São Paulo, realiza campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis nas unidades do Sesc e Senac em todo o estado. São mais 100 pontos de coleta na capital, região metropolitana, interior e litoral. As doações são distribuídas às instituições sociais parceiras do Mesa Brasil Sesc, que repassam os itens para as 120 mil famílias assistidas. A Ação Urgente contra a Fome é uma iniciativa do Sesc São Paulo, por intermédio do Mesa Brasil Sesc, programa criado pela instituição há 26 anos que busca alimentos onde sobra para distribuir aos lugares em que falta. O que doar: alimentos não perecíveis como arroz, feijão, leite em pó, óleo, fubá, sardinha em lata, macarrão, molho de tomate, farinha de milho e farinha de mandioca. O Sesc conscientiza a população sobre importância da doação responsável, com itens de qualidade e dentro da validade. Saiba +
+ SESC DIGITAL
A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário