ProChile promove primeira roda de negócios virtual entre empresas brasileiras e chilenas, nesta terça-feira (9/06)
O objetivo é estimular a área de exportação chilena neste momento de retração dos negócios devido à pandemia da covid-19
ProChile, instituição do Ministério das Relações Exteriores responsável pela promoção do fornecimento exportável de bens e serviços chilenos, está organizando a primeira roda de negócios virtual entre exportadores chilenos e compradores brasileiros, que irá acontecer na próxima terça-feira, 9/06.
O objetivo é inovar a maneira de realizar os negócios neste momento de pandemia, realizando a aproximação das empresas brasileiras que têm interesse nos produtos ofertados pelas empresas exportadoras chilenas.
“Com este momento delicado com a crise da covid-19, ProChile estudou maneiras de continuar fomentando o mercado exportador, uma vez que a produção chilena de alimentos e bebidas está funcionamento com capacidade para cumprir seus compromissos com seus fiéis parceiros, como é o caso do Brasil”, destaca María Julia Riquelme, diretora comercial de ProChile Brasil. “E vimos que é possível trabalhar com efetividade de maneira virtual, por isso organizamos a e-roda, para inovar e atender a necessidade dos novos tempos”, diz Riquelme.
O Chile é líder na exportação ao mercado brasileiro em diversos itens alimentícios, como o salmão fresco. Atualmente, 99% deste peixe consumido pelos brasileiros é de origem chilena. As frutas frescas, secas e desidratadas também são campeãs de exportação.
Nesta primeira roda virtual, serão comercializados produtos do mar, como o salmão e o mexilhão, e frutas secas e desidratadas – nozes, passas, amêndoas, entre outras. E está confirmada a participação de cerca de 30 empresas brasileiras que têm interesse nesses produtos, sendo que da parte chilena, entorno de 15 empresas fornecedoras apresentarão suas variedades e diferenciais de negócios. Entre as empresas brasileiras, estão grandes redes supermercadistas, como o grupo Pão de Açúcar e a rede Zaffari.
A expectativa é de que sejam realizadas 89 reuniões dos interessados nas frutas secas e desidratadas e 17 para os produtos do mar.
Mulheres Empresariais
Intitulada E-Roda de Negócios Mulheres Empresárias, a iniciativa de ProChile, além de inovar o modo de fazer negócios em tempos de pandemia, tem o propósito de valorizar a força feminina na área dos negócios no Chile, sendo que esta roda, da parte chilena, só contará com executivas do sexo feminino.
“O incentivo à força de trabalho feminina é um dos pilares de ProChile, que tem desenvolvido diversas atividades de estímulo a elas no setor de exportação”, finaliza Riquelme.
Sobre o ProChile
O ProChile é uma instituição do Ministério das Relações Exteriores do Chile responsável pela promoção do fornecimento exportável de bens, produtos e serviços daquele país. No Brasil, possui escritório em São Paulo.
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