Brasil,

Amantes de trens elétricos realizam o 1º Encontro Virtual de Ferreomodelismo do Brasil

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Paulo Viarti
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Em razão da pandemia, ferreomodelistas de vários estados, e até de outros países, se reuniram virtualmente para trocar informações, mostrar maquetes e falar sobre um dos hobbies mais antigos do mundo

Realmente os tempos são outros. Em razão da pandemia do coronavírus, que inviabilizou a realização de centenas de eventos, um grupo de apaixonados por trens decidiu inovar e criar o 1º Encontro Virtual de Ferreomodelistas do Brasil, que ocorreu de 6 a de 18 de abril e teve a participação de 11.300 pessoas de vários estados, como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia e Ceará. Houve a participação até de pessoas de outros países, como Itália, Portugal, Peru, Argentina e Uruguai.

O encontro, idealizado pelo ferreomodelista Luciano Coimbra, de Santa Maria (RS), foi promovido por três grandes grupos de ferreomodelismo: Minha Ferrovia, Memória e Modelismo Ferroviário do Rio Grande do Sul e Maquetes e Ferreomodelismo Profissional, que, juntos, reúnem quase 12 mil membros. “O evento foi amplamente divulgado nas redes sociais, e convidamos ferreomodelistas de todo o Brasil. Para participar, bastava o participante gravar e enviar um vídeo com duração de 1 minuto com sua locomotiva, vagão ou maquete contando como se iniciou neste hobby. A maioria absoluta contou que começou com uma caixa básica da Frateschi’, afirma Luiz Augusto Pelisson, que mora em Curitiba e foi um dos organizadores do evento, junto com Renato Petersen Filho, de Porto Alegre, e Nacho Rebollo, de São Paulo. A Frateschi é uma empresa com sede em Ribeirão Preto, no interior paulista, que possui mais de 50 anos de atuação no mercado e é a única fabricante de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais na América Latina. “Durante o evento, tivemos mais de 7 mil curtias nos vídeos e 6 salas de conversas on-line, ao vivo”, completa Pelisson.

Devido ao sucesso desta primeira edição, uma segunda já está agendada para 10, 11 e 12 de outubro deste ano, em homenagem ao Dia das Crianças e da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora. Aparecida.

De acordo com Pelisson, foi possível conhecer maquetes maravilhosas que são fixas nas casas dos ferreomodelistas e com tamanhos que tornam inviáveis serem transportadas para eventos físicos. “Esse encontro surpreendeu nossas expectativas, pois aproximou ferreomodelistas até de outros países, a custo zero. Nas lives, todos puderam mostrar suas maquetes e projetos de ampliação e conversar de forma descontraída, melhor até do que presencialmente, pois com a quantidade de público é mais difícil conversar com todos os participantes. É a tecnologia encurtando distâncias e proporcionando uma interação sem precedentes no hobby”, explica.

O 1º Encontro Virtual de Ferreomodelistas do Brasil ainda distribuiu prêmios, incluindo um para o vídeo mais criativo e com a história mais interessante, conquistado pelo morador de Rio Claro Junior Souza, e para o mais popular, com mais likes. Este prêmio foi para Guilherme Borghezan, morador de de Frederico Westphalen (RS), que construiu uma maquete dentro de um ônibus.

Para quem quiser rever o encontro, todos os vídeos estão no canal https://www.youtube.com/channel/UCQIQfJpwHmeZ1ecLSScCbUg/videos?view_as=subscriber.

Origem do hobby

O ferreomodelismo é um dos hobbies mais antigos do mundo, e sua origem remonta ao período em que o transporte ferroviário foi adotado massivamente. As primeiras miniaturas de trens foram fabricadas por volta de 1830, por artesãos alemães. De lá para cá, muita coisa mudou, principalmente no Brasil, onde o transporte de passageiros pelas ferrovias deixou de acontecer, com exceção dos passeios turísticos. Mesmo assim, a paixão de algumas pessoas por este hobby se intensificou.

De norte a sul do Brasil, muitas pessoas têm se interessado pelos trens elétricos em miniatura, seja por pura diversão, hobby ou mesmo para preservar a memória ferroviária do país. “As pessoas pensam que o transporte ferroviário morreu, mas ele está vivo e em expansão. A ferrovia é de valor estratégico imprescindível para um país como o Brasil, e este crescimento ajuda a fomentar ainda a mais a paixão que muitos brasileiros têm pelos trens, sendo que muitos passam o hobby do ferreomodelismo para as futuras gerações”, diz Lucas Frateschi, diretor da Indústrias Reunidas Frateschi, única fabricante da América Latina de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais. Situada em Ribeirão Preto, no interior paulista, tem a missão de divulgar e preservar a memória ferroviária do Brasil por meio da prática do ferreomodelismo. Há mais de 50 anos neste mercado, a empresa tem a convicção de que importantes relações humanas, como a interação entre pai e filho, avô e neto e amigos, são fortalecidas em momentos descontraídos durante a prática deste hobby.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar