Brasil,

Arquidiocese de São Paulo cria comissão para a tutela de menores e vulneráveis contra abusos sexuais

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Padre Bruno Muta Vivas
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

O organismo viabilizará a aplicação, na Igreja em São Paulo, do Motu Proprio “Vos Estis Lux Mundi”, do Papa Francisco, de maio de 2019

“Crimes de abuso sexual ofendem Nosso Senhor, causam danos físicos, psicológicos e espirituais às vítimas e lesam a comunidade dos fiéis”, escreve o Papa Francisco na introdução do Motu Proprio “Vos Estis Lux Mundi”.

Na quinta-feira, 5 de março, 09h00, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, falará, em coletiva de imprensa, sobre a recém-criada Comissão Arquidiocesana para a Aplicação do Motu Proprio “Vos Estis Lux Mundi” (“Vós Sois a Luz do Mundo”), legislação promulgada pelo Papa Francisco, em 7 de maio de 2019, com vistas a combater os abusos sexuais cometidos por clérigos e religiosos contra menores e pessoas vulneráveis.

No Motu Proprio, o Sumo Pontífice determina que até junho de 2020 todas as dioceses do mundo e instituições equiparadas a elas, bem como as Congregações Religiosas e Sociedades de Vida Apostólica, instituam organismos estáveis e acessíveis, encarregados de prevenir tais abusos e de receber eventuais denúncias a respeito.

O organismo assemelha-se a uma ouvidoria e facilitará que pessoas cientes desses delitos, contrários ao sexto mandamento da lei de Deus, informem as autoridades da Igreja.

Na Arquidiocese de São Paulo, a Comissão terá um coordenador e um mínimo de oito membros, entre os quais padres, teólogos, diáconos, religiosos, leigos profissionais da área da saúde (psicólogos) e advogados. O organismo tem a competência de zelar para que todas as instituições e organizações católicas presentes ou atuantes na Arquidiocese sejam lugares seguros e livres de abusos sexuais.

A Comissão tem um regulamento próprio, onde se definem os protocolos que devem ser seguidos. Os mesmos já podem ser consultados no portal da Arquidiocese de São Paulo: www.arquisp.org.br.

A criação da Comissão para denúncias de abusos sexuais contra menores e vulneráveis é uma expressão do cuidado da Igreja em São Paulo pelo bem estar e integridade física, psíquica e espiritual de seu rebanho, sobretudo, dos mais frágeis.

SOBRE A COLETIVA DE IMPRENSA

Não há necessidade de credenciamento prévio para a participação dos veículos de rádio, TV, internet e impressos na coletiva de imprensa. Pede-se, porém, a gentileza de confirmar a participação pelo e-mail: .

SERVIÇO
Lançamento da Comissão Arquidiocesana para a Aplicação do Motu Proprio “Vos Estis Lux Mundi” (“Vós Sois a Luz do Mundo”), sobre abusos sexuais contra menores e vulneráveis.
Quinta-feira, 5 de março
9 horas da manhã
Cúria Metropolitana: Avenida Higienópolis, 890


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar