Associação Griots realiza 16ª edição do projeto “Ouvimos Histórias de Vida”
Voluntários estarão em frente à Catedral Metropolitana de Campinas, no dia 25 de janeiro, das 9h às 12h
Ouvir atentamente o que alguém tem a dizer pode ser um dos maiores desafios dos nossos tempos. Imersas em suas próprias preocupações, sempre com pressa, as pessoas têm encontrado dificuldade em ouvir e serem ouvidas, afinal, o exercício da escuta envolve desacelerar o ritmo e acolher o outro com empatia.
Esse é justamente o foco do projeto “Ouvimos Histórias de Vida”, da Associação Griots – Os Contadores de Histórias: estimular a arte da escuta, sem pressa nem julgamentos, e valorizar as pessoas que vivem e fazem a história de Campinas.
Acostumados a contar histórias nos hospitais, os voluntários da Associação Griots – Os Contadores de Histórias trocarão de papéis e ficarão de plantão no dia 25 de janeiro (sábado), das 9h às 12h, em frente à Catedral Metropolitana de Campinas, para ouvir os depoimentos e as histórias de vida de quem estiver passando por lá.
Esta já é a 16ª edição do projeto “Ouvimos Histórias de Vida”, que ocorre de uma a duas vezes ao ano desde 2012. “Quando uma pessoa conta sua história de vida, pondo em palavras aquilo que viveu, ela organiza o caos dentro dela e assim consegue visualizar novas soluções”, comenta Larissa Coelho, voluntária Griots e idealizadora da iniciativa. “O mais interessante é que contar algo para alguém que nunca viu antes parece ter uma leveza especial, já que essa dupla de ouvinte e contador não possui entre si vínculos capazes de afetar a imagem que um faz do outro”, avalia.
A equipe Griots promove um treinamento preparatório com os voluntários, com técnicas de escuta, abordagens e regras comportamentais. Os ouvintes são orientados a escutar gentilmente, sem fazer juízo de valor ou aconselhamentos. “Com o treinamento prévio, ensinamos os voluntários a escutar as pessoas de forma que elas saiam de lá se sentindo melhor do que entraram”, resume Larissa. Após o evento, os voluntários passam por um segundo encontro, comandado por uma psicóloga, para o acolhimento das histórias e o balanço da atividade, num espaço para que os voluntários falem sobre suas experiências e aprendizados.
Sobre a Associação Griots – Os Contadores de Histórias
A Associação Griots – Os Contadores de Histórias é uma instituição sem fins lucrativos que desenvolve intenso trabalho de contação de histórias em hospitais e lares de idosos na Região Metropolitana de Campinas desde 2003. Hoje, o grupo atua em 7 cidades, sendo 11 hospitais e 3 casas de idosos, e conta com patrocínio da Unimed Campinas, através Lei Federal de Incentivo à Cultura. Por meio desse trabalho, de cerca de 180 voluntários, aproximadamente 3 mil crianças e idosos são atendidos por mês.
Site: www.griots.org.br
Facebook: @AssociacaoGriots
Instagram: @griotsong
Telefone: (19) 3232-5018
Griots - Ouvimos Histórias - 2019 (6).JPG
Ouvimos Histórias de Vida (Foto: Divulgação)
Mais imagens disponíveis em: https://1drv.ms/u/s!AhBU1njO4vjtisNMLuDhbibAyVRxfw?e=c7QGbg
Mais informações: Assessoria de Imprensa Associação Griots – Os Contadores de Histórias
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário