Brasil,

Como reduzir a desigualdade tecnológica nas escolas públicas?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruna Rezende
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Estudantes de escolas públicas ainda não tem acesso facilitado às novas tecnologias - Crédito: Divulgação Bel Micro Education Estudantes de escolas públicas ainda não tem acesso facilitado às novas tecnologias - Crédito: Divulgação Bel Micro Education

Equipar escolas públicas com tecnologia ainda é desafio; projeto mineiro quer reduzir a desigualdade na educação por meio da tecnologia

O acesso dos estudantes à recursos tecnológicos ainda é desafio em escolas públicas. De acordo com o Censo Escolar 2023 realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 62,1% das escolas públicas tem acesso à internet nos processos de ensino e aprendizagem, mesmo que mais de 80% por cento delas (88,5%) delas tenham conexão à internet.

O uso de tecnologias que vão além dos computadores na sala de informática é baixíssimo nas escolas de ensino fundamental: em escolas municipais, apenas 12,5% delas tem lousa digital nas salas e 14,3% delas tem acesso a tablets para alunos. Já em escolas estaduais, a porcentagem de tablets e lousas digitais sobe para 26% e 28.4% respectivamente. As escolas federais detêm a maior concentração da tecnologia, com 32,7% delas fornecendo tablets para os estudantes e 53,1% contam com lousas digitais.

No Ensino Médio, os dados também preocupam, como mostra o gráfico abaixo:

Fonte: Censo Escolar 2023 – MEC/INEP.

E por que é importante que as escolas públicas tenham acesso a esses equipamentos diferentes?

“Dispositivos tecnológicos proporcionam experiências educacionais ainda mais imersivas, além de reduzir a desigualdade no aprendizado. Por exemplo: o uso dos tablets por alunos, de forma supervisionada, é claro, aumenta o engajamento dos estudantes, permite que eles tenham acesso a informações atualizadas sobre as disciplinas estudadas, além da possibilidade de acessar recursos como livros digitais, games educacionais, simulações, entre outras vantagens” - explica Tânia Vendramini, diretora comercial de Educação e Governo do Grupo Bel Micro.

Existem alternativas para reduzir a desigualdade de acesso às tecnologias no aprendizado. Uma delas é o projeto Bel Micro Education A iniciativa constrói em escolas públicas uma sala de aula 100% tecnológica, com tablets para uso dos alunos, notebooks e telas interativas para uso dos professores. As escolas recebem, além dos dispositivos tecnológicos, mobiliário, capacitação para professores, softwares especiais para a realização das atividades e fornecimento de internet via satélite.

“Com as nossas soluções, escolas públicas podem ter acesso a um mundo de possibilidades. Muitos alunos, que antes não tinham sequer acesso à internet em suas escolas, conseguem desbravar novos mundos por meio da tecnologia.” – diz Vendramini.

As salas inteligentes do Bel Micro Education já foram construídas por algumas prefeituras, com destaque para a Escola Municipal Monsenhor Manoel Cândido em Baturité, interior do Ceará, e o Centro Educacional de São Gonçalo do Rio Abaixo, interior de Minas Gerais. Outras escolas pelo país estão interessadas na ação. “É gratificante ver os alunos em contato com esses recursos. Temos a certeza de que estamos no caminho certo!” – finaliza Tânia.

Bel Micro Education estará presente na Bett Educar 2024

Mostrando a importância de aliar tecnologia à educação, as soluções da Bel Micro Education estará presente na Bett Educar 2024, maior feira de educação da América Latina. O estande D82 será uma sala de aula conceito, com os equipamentos usados nas outras salas já construídas.

Além disso, o estande terá workshops sobre tecnologia educacional, reforço escolar e segurança tecnológica na educação, juntamente com distribuição de brindes e networking com profissionais de tecnologia e educação.

“Nossa presença na Bett Educar é a certeza de que a tecnologia pode impulsionar a transformação da educação, sonhamos com o dia em que todos os estudantes do Brasil tenham acesso a escolas inclusivas e tecnológicas. Se depender de nós, isso irá acontecer muito em breve. O céu é o limite!” – finaliza Tânia.

SERVIÇO: Bel Micro Education na Bett Educar 2024

Estande: D82
De 23 a 26 de abril
Expo Center Norte - Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme - São Paulo/SP

Sobre o Bel Micro Education

O Bel Micro Education é um projeto que leva para escolas públicas e privadas de todo o país diversos recursos tecnológicos, como tablets, notebooks e telas interativas, para serem usados em uma sala de aula 100% personalizada do projeto, com mobiliário e decoração próprios. Os professores recebem capacitação e acompanhamento para utilização dos materiais e dos softwares exclusivos, que visam proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizagem inovadora.

Sobre a Bel Micro

A Bel Micro é uma companhia mineira fundada em 2012 e conta com unidades em Nova Lima, Contagem, Cariacica, Manaus e Shenzen (China). Possui marcas próprias de eletroeletrônicos (HQ, Skill), móveis e utilitários (Fortt), e e-commerce, além de importar, distribuir e comercializar diversas marcas, sendo líder de vendas nos maiores marketplaces do Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar