Metaverso na educação: a importância do treinamento médico na fase acadêmica
Tecnologia MedRoom_Divulgação
Para além das salas de aulas tradicionais, edtech MedRoom desenvolve software que usa Realidade Virtual na preparação de futuros médicos
Ainda muito incompreendido, o metaverso já é uma realidade em diversos mercados. No ensino não é diferente e a tecnologia chegou para transformar a educação médica em todo o mundo. No Brasil, empresas como a MedRoom, edtech que aplica a imersão da tecnologia junto a estratégias de gamificação para criar experiências destinadas a treinamentos na área da saúde, ganham destaque no mercado brasileiro e projetam ainda mais novidades para o setor.
A startup, parte do grupo Ânima Educação, estreita a teoria e a prática com a oferta de uma solução complementar ao ensino médico, na qual o aluno pode ter a experiência de aprender sobre a anatomia humana por meio da realidade virtual, proporcionando experiências imersivas e realísticas, e unindo anatomia e raciocínio clínico. Além disso, através do Aplicativo MedRoom para celulares e tablets, os alunos podem navegar livremente pelo corpo humano em 3D, além de acessarem as aulas criadas pelos seus professores diretamente da palma de suas mãos, a hora que quiserem.
Hoje, a edtech, que apresentou um crescimento acelerado de 24% em número de aderência das universidades nos últimos dois anos, está presente em mais de 40 organizações, dentro e fora do Brasil, incluindo PUC-Goiás, Estácio, Albert Einstein - Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa e Universidad del Pacífico, Universidade Anhembi Morumbi, entre outras.
Para o CEO da MedRoom, Vinícius Gusmão, a empresa segue a sua atuação na América Latina e mira a entrada no mercado europeu, assim como a expansão no Brasil. “A MedRoom seguirá com a sua estratégia de expansão nacional, uma vez que 0 Brasil é o segundo país no mundo em número de escolas médicas. Além disso, aguardamos a entrada de mais 16 Instituições em 2023, também vamos ampliar o alcance e a nossa atuação internacional. Além disso, queremos consolidar o nosso posicionamento e reconhecimento como referência em simulações para treinamento”, explica.
Laboratório de Anatomia Humana em Realidade Virtual
Dados da PwC apontam que pessoas treinadas com a utilização da Realidade Virtual (VR) podem ficar até 275% mais confiantes para agir com o que aprenderam a partir do uso da ferramenta, que pode trazer uma melhora de 40% no aprendizado.
No Atrium, laboratório de anatomia humana em VR desenvolvido pela MedRoom, o aluno entra em contato imersivo com com dois pacientes virtuais – o Max e a Lucy –, para aprender a remover, isolar, destacar, transparecer, aproximar, afastar e girar os órgãos, músculos, ossos e demais estruturas de toda a anatomia humana. Ao todo, são 13 sistemas, 7 partes do corpo e mais de 4400 estruturas modeladas.
Desse modo, a ferramenta que possui um uso fácil e intuitivo, permite aos alunos uma maior exploração do corpo humano, o que contribui para o aprendizado. No ambiente virtual, também é possível simular consultas médicas de forma personalizada e interagir com pacientes virtuais, o que possibilita que o aluno fique mais preparado para o mercado de trabalho.
Durante a I Olimpíada de Medicina, organizada pelo Diretório Científico da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, alunos de medicina de várias universidades foram apresentados e testaram o Atrium pela primeira vez.
Ao longo da imersão, os alunos relataram que a experiência com a realidade virtual permitiu a visualização do corpo humano, sendo a experiência mais próxima da realidade em uma sala de cirurgia. Além disso, os estudantes acreditam que a tecnologia ajuda a fixar muito bem o conhecimento e o aprendizado.
“O que a MedRoom se propõe a fazer é aproximar o usuário da experiência de trabalhar com um paciente vivo, então a nossa proposta é que quando o aluno vestir o óculos VR ele esteja em contato com alguém que ele consiga se relacionar, alguém com quem ele acredite que está vivo de verdade”, comenta Gusmão.
Sobre a MedRoom:
A MedRoom chegou para adicionar uma nova dimensão à educação em saúde. Possuindo um dos mais completos modelos do corpo humano em 3D do mundo, e usando a realidade virtual para possibilitar uma experiência mais profunda e interativa do aprendizado. No Atrium, os alunos podem estudar livremente o corpo humano, explorar cada estrutura, isolar órgãos e sistemas de uma maneira nunca antes vista.
Durante o processo de validação da solução, a startup foi incubada no Eretz.bio, centro de inovação e empreendedorismo do Hospital Albert Einstein. A startup hoje está presente em mais de 40 instituições dentro e fora do Brasil, e faz parte do grupo Ânima Educação, incorporando a proposta de trabalho da INSPIRALI, aplicando a imersão da tecnologia de realidade virtual (VR, do inglês virtual reality), junto a estratégias de gamificação para criar experiências destinadas à educação e a treinamentos na área da saúde para proporcionar uma solução completa de educação em saúde.
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